10% de desconto

Mulheres e Resistência

Novas Cartas Portuguesas e outras lutas

de Rita Rato
Editor: Tinta da China, março de 2023 ‧
18,90€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
A exposição do Museu do Aljube sobre as Novas Cartas Portuguesas e a luta das mulheres — agora em livro O livro Novas Cartas Portuguesas foi publicado há 50 anos, em 1972. Três dias depois do lançamento, a primeira edição foi recolhida e destruída pela censura, dando origem ao processo das «Três Marias» e a uma muito significativa vitória literária e política. A partir dessa obra singular de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, a exposição Mulheres e Resistência — «Novas Cartas Portuguesas» e outras lutas , no Museu do Aljube, revisitou a actualidade da luta das mulheres e o contributo daquelas que, com origens e percursos diferentes, inventaram e concretizaram batalhas pelos seus direitos, pela justiça social e pela liberdade, desde os anos 1930 até ao 25 de Abril de 1974.

Todos estes processos destacam o papel insubstituível das mulheres ao longo dos 48 anos de resistência ao fascismo e a sua importância na conquista da democracia. O livro que daí resulta, inclui ainda textos originais de Djaimilia Pereira de Almeida e Maria do Rosário Pedreira.

Mulheres e Resistência

Novas Cartas Portuguesas e outras lutas

de Rita Rato

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896717407
Editor: Tinta da China
Data de Lançamento: março de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 172 x 208 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 120
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História de Portugal
Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789896717407

SOBRE O AUTOR

Rita Rato

Rita Rato é alentejana e mãe de um jovem de 14 anos. Politóloga, formou-se em Ciência Política e Relações Internacionais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi deputada à Assembleia da República entre 2009 e 2019 e criadora de conteúdos pedagógicos na área da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento. É diretora do Museu do Aljube Resistência e Liberdade desde agosto de 2020, onde foi curadora das exposições Mulheres e Resistência — «Novas Cartas Portuguesas» e outras lutas (2021), Ato (DES)colonial (2022) e Adeus Pátria e Família (2022).

(ver mais)

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU