Mulheres Bonitas

As faces da beleza na arte

de Karin Sagner
Editor: Bertrand Editora, novembro de 2011 ‧
Que mulheres são bonitas e quem decide o que é belo? Estas perguntas tão simples levaram gerações de filósofos, estetas e artistas à elaboração de grandes teorias sobre o ideal e a imitação, o belo e o sublime, a beleza natural ou artificial. Uma vista de olhos sobre os ideais de beleza do corpo feminino de épocas passadas chega porém para nos mostrar como as nossas representações são fugazes e mutáveis.
Os capítulos e os quadros deste livro contam a história da beleza das mulheres, que começa com as medidas do corpo ideal na Antiguidade. Cada época interpretou este ideal à sua maneira: os quadros mostram o que os seus contemporâneos consideravam um corpo ou um rosto bonitos. As opiniões sobre a naturalidade ou a maquilhagem também foram mudando. Enquanto as camadas de pó eram obrigatórias na sociedade do século XVII, depois da Revolução Francesa deu-se o regresso a uma simplicidade que se manifestou numa maquilhagem despretensiosa, vestidos largos e singelos e penteados juvenis. A mudança verificou-se também tanto nos penteados como na preferência por determinadas cores de cabelo. E claro que aconteceu o mesmo no que diz respeito ao vestuário: crinolinas largas, vestidos pesados, corpetes, tecidos e acessórios. O último capítulo, que ilustra a lenta aproximação da água até à invenção da casa de banho privada, mostra como a moda influenciou a redescoberta do banho.

Mulheres Bonitas

As faces da beleza na arte

de Karin Sagner

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722523646
Editor: Bertrand Editora
Data de Lançamento: novembro de 2011
Idioma: Português
Dimensões: 216 x 284 x 15 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 152
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Arte > Pintura
EAN: 9789722523646

Mulheres bonitas num livro bonito

Maria Teresa Meireles

Bem documentado, variado e com um bom texto de suporte. Um livro delicioso!

SOBRE O AUTOR

Karin Sagner

Karin Sagner estudou História de Arte e Filologia Germânica em Munique e em Paris e fez o doutoramento sobre Claude Monet. Começou por trabalhar em Munique, nas coleções públicas de quadros da Baviera. Hoje escreve e é conselheira de arte. Publicou vários livros sobre a sua área de especialização, a arte francesa e alemã dos séculos XIX e XX, entre os quais o bestseller Claude Monet. Ein Fest für die Augen e a primeira monografia alemã (2009) sobre Gustave Caillebotte. Trabalha para diversos museus e galerias na qualidade de conselheira.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU