Modelo de Implementação do Pensamento JIT

de JOsé Luís Quesado Pinto

editor: Publindústria
VENDA O SEU LIVRO i
Com este livro procura-se proporcionar um guia de implementação de uma fábrica JIT (Just in Time). Recorrendo a uma perspectiva acessível, estruturada, abrangente e com uma forte componente prática, são abordadas diversas ferramentas inerente ao conceito operacional JIT.
Nesta obra procede-se inicialmente a uma contextualização histórica, abordando as origens, desenvolvimento e enquadramento do JIT no seio do universo Toyota Motor Company.
Posteriormente é dada a conhecer a visão JIT. Desta forma, esclarecem-se os objectivos a alcançar com a implementação deste modelo e a forma mais apropriada de atingir os ganhos pretendidos. Neste ponto a focalização reside sobre a eliminação de desperdícios (MUDA) em toda a cadeia de transformação e de informação.
Ulteriormente abordam-se diversas metodologias do Sistema de Produção Toyota. Estas metodologias encontram-se agrupadas nos dois pilares do Sistema de Produção Toyota: o JIT e o JIDOKA (Automação). Relativamente a este último pilar, pouco desenvolvido neste texto, realiza-se uma breve descrição, definição e forma de implementação. Quanto ao pilar referente ao JIT, desenvolve-se o estudo de diversas metodologias, tais como 5S, Kaizen, trabalho standard, TPM, kanban, entre outras. Em cada metodologia analisa-se e guia de implementação acompanhada permanentemente de um caso prático.
Por último, é apresentado o modelo desenvolvido de implementação de uma fábrica JIT, reflectindo-se quanto à opção pelo modelo nestes moldes, procurando esclarecer algumas questões pertinentes que conduziram à sua escolha.
Ao longo do texto desenvolve-se uma visão integradora das diversas ferramentas, consubstanciando de forma clara um conjunto de metodologias e suportes que constituem um veículo facilitador não só da implementação destas ferramentas isoladamente mas também da concretização de uma fábrica JIT no seu todo.

Modelo de Implementação do Pensamento JIT

de JOsé Luís Quesado Pinto

ISBN: 9789728953355
Editor: Publindústria
Idioma: Português
Dimensões: 169 x 240 x 6 mm
Páginas: 144
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Engenharia > Engenharia Mecânica
EAN: 9789728953355
JOsé Luís Quesado Pinto

É mestre em Engenharia e Gestão Industrial e licenciado em Engenharia de Produção e Gestão Industrial pela Universidade da Beira Interior. Coordenador ESP (Eficiência do Sistema da Produção) na indústria automóvel. Co-autor do Livro "HACCP - Análise de Riscos no Processamento Alimentar" (Publindústria 2008) e ainda dos artigos "HACCP - identificação, avaliação e controlo de riscos na produção de géneros alimentícios" (2008) e "HACCP - Para Garantir a Inocuidade dos Alimentos" (2005). Formador de diversas metodologias e ferramentas Lean Manufacturing em ambiente industrial multinacional.

(ver mais)
Publindústria
20,35€ 10% CARTÃO
portes grátis
LTC - Livros Tecnicos e Cientificos Editora
41,34€