Middlesex

Vencedor do Prémio Pulitzer 2003

de Jeffrey Eugenides
Editor: Dom Quixote, abril de 2004 ‧
Prémio Pulitzer 2003 e Prémio Circle de 2003

Na Primavera de 1974, Calliope Stephanides, estudante num colégio de raparigas em Gross Pointe, Michigan, vê-se irresistivelmente atraída por uma colega de turma arruivada, fumadora compulsiva, com um dom para as artes dramáticas. A paixão que se desenvolve secretamente entre as duas , bem como o não-desenvolvimento de Callie, leva-a a desconfiar que não é uma rapariga igual às outras. Na verdade não é rapariga nenhuma.
A explicação para este alarmante estado de coisas reside numa mutação genética rara, e num segredo inconfessado, que perseguiu os avós de Callie desde o desmoronamento do Império Otomano à Detroit dos anos vinte, passando pelos gloriosos tempos da Motor City, pelos motins raciais de 1967, até à segunda migração da família, para um país estrangeiro num subúrbio da cidade. Graças ao gene, Callie é em parte rapariga, em parte rapaz. E embora as viagens épicas do gene tenham terminado, a sua odisseia individual ainda mal começou.
Um triunfo extraordinário do consagrado autor de As Virgens Suicidas, a história mirabolante de um gene que atravessa três gerações de uma família de gregos americanos até florescer no corpo de uma jovem adolescente.
Middlesex vem confirmar o enorme talento de um autor apontado quer pela Granta, quer pela New Yorker como um dos grandes romancistas americanos da actualidade.

Middlesex

Vencedor do Prémio Pulitzer 2003

de Jeffrey Eugenides

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722025829
Editor: Dom Quixote
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 233 x 32 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 528
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789722025829
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Middlesex

Eduardo Rocha

O autor integrou na obra três aspetos muito interessantes. A imigração para a américa nos anos 20 do século passado, a questão muito estudada mas com resultados pouco transparentes no que diz respeito ao hermafroditismo e intersexualíssimo e a não menos interessante abordagem ao auge e queda da cidade de Detroit que chegou a ser considerada a capital mundial da indústria automóvel. Trata-se de um romance que se lê muito bem, numa primeira parte com uma estrutura parecida á dos “Cem anos de Solidão” de Márquez, quando ele relata a história da família Stephanides de descendência grega, desde a sua chegada aos Estado Unidos da Améria vindos de uma aldeia perdida entre a Grécia e a Turquia no inicio dos anos ’20 do século passado, até á data do nascimento do narrador, não sem ter mencionado factos históricos e sociais que ocorreram entre os anos ’20 e os ’60 do mesmo século. Como sendo a Lei Seca, a Grande Depressão, a II Guerra Mundial assim como os tumultos e as lutas raciais que destruíram grande parte da cidade de Detroit nos anos ’60, até ao seu declínio já nos anos ‘70. Numa segunda parte se assim o quisermos entender, o narrador passa a primeiro plano e relata-nos a sua própria história como hermafrodita que foi educado desde infância como sendo do sexo feminino até mais tarde na sua adolescência dar conta que existia algo errado nela. Tudo isto sempre com um fio condutor que é a maneira de viver americana por parte de uma comunidade grega a que esta família pertencia. Gostei muito do livro no entanto acho que deveria ter muitas mais anotações, sobretudo no que se refere a expressões gregas, a pessoas que na europa não conhecemos e que são importantes para entender determinadas situações.

Excelente!

Sandra Barão Nobre

SOBRE O AUTOR

Jeffrey Eugenides

Jeffrey Eugenides nasceu em Detroit, nos EUA, em 1960. O seu primeiro romance, "As virgens suicidas", foi publicado em 1993 com grande sucesso, tendo sido traduzido para 15 idiomas e adaptado para o cinema em 1999, num filme homónimo dirigido por Sofia Coppola. Com o segundo livro, "Middlesex", Eugenides ganhou o Pulitzer e o Circle Award em 2003, além de ter sido nomeado para o National Book Award e o Lambda Literary Award. Os seus contos já ocuparam as páginas de publicações como The New Yorker, The Paris Review,The Yale Review, Best American Short Stories e Granta's Best of Young American Novelists, entre outras.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU