Meu Imenso Portugal

Crónicas do primeiro ano

de José Guilherme Vereza
idioma: português do brasil
Editor: Kotter Editorial, maio de 2023 ‧
«"Cá estamos renascidos", escreve José Guilherme Vereza na última crónica deste delicioso livro que vem juntar-se a dois romances e três volumes de contos numa obra que ele constrói com talento, sensibilidade e o rigor do seu belo e criativo estilo literário. Trata-se de um livro que convida o leitor à descoberta de paisagens que deslumbram e por isso tornam difícil largar a leitura antes do derradeiro capítulo que cada uma das crónicas representa.
A diáspora brasileira é o leitmotiv destas crónicas. Um país que viveu tanto tempo dentro das próprias fronteiras e que recebeu tanta gente de fora, com tantos portugueses que para lá foram em busca de uma vida melhor, passou nestes últimos tempos a viver um ¿uxo migratório ao inverso. Hoje, são quase trezentos mil os brasileiros que vivem em Portugal. com alguma saudade, mas sem tristeza nem frustração, o autor vai compondo uma teia de impressões que lhe inspiram um país novo, que fala a mesma língua, mas que, no entanto, é uma língua diferente, com outra lógica e com suas expressões singulares. A descoberta de Portugal por um estrangeiro atento é uma experiência em que não estão ausentes a surpresa, o prazer do encontro com uma nova paisagem humana e, especialmente para os brasileiros, o contato com as raízes insuspeitadas das suas próprias origens.» (Do prefácio de Celso Japiassu)

«Em sua existência atormentada era o irmão, Ravi (Sol, em sânscrito), mas ele se foi muito jovem, após um episódio desastroso com a própria irmã. Se Rafaela fosse uma pessoa comum, buscaria a sociedade e seus satélites (o amor, a família, o trabalho etc.) como saída para seu desespero. Mas ela é tudo menos uma ovelha do rebanho, e escolhe a lucidez, ou seja, a queda no desamparo existencial como caminho incontornável. Quando não está escondida em casa, nos livros que lê ou nos relatos fragmentários e dilacerantes que produz, claudica pelo mundo com horror pelas criaturas que o habitam. Todos parecem indiferentes às questões centrais da existência: Como pode uma vida, desprovida de significado último, ser qualquer coisa, menos absurda? Como o homem pode se conformar com o teatro do mundo, se tudo que é belo e verdadeiro na vida humana está destinado a ser destruído em um cosmos material impiedoso?
Como encontrar direção em um mundo sem direção? Pelos descaminhos de Rafaela passarão Teles e Rômi, dois jovens que serão atraídos por ela de maneiras opostas, levando o leitor a caminhar (ou cair) entre Eros e Tânatos – estas pulsões que movem o mundo e, talvez, escondam o seu inalcançável propósito.»
Marcos Pamplona

Meu Imenso Portugal

Crónicas do primeiro ano

de José Guilherme Vereza

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895382484
Editor: Kotter Editorial
Data de Lançamento: maio de 2023
Idioma: Português do Brasil
Dimensões: 150 x 213 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 131
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Crónicas
EAN: 9789895382484

SOBRE O AUTOR

José Guilherme Vereza

José Guilherme Vereza nasceu em 1953 no Rio. É publicitário, redator, diretor de criação, roteirista, professor e escritor. Trabalhou na criação de várias agências de propaganda nacionais e multinacionais. Participou do Núcleo Criativo da tv Globo, quando gerou, entre outras criaturas, o primeiro programa interativo da televisão brasileira: Você Decide. Graduado em Comunicação Social pela puc-rio e pós-graduado em Pedagogia, é autor na web revista literária Samizdat, foi cronista e contista dos portais Bolsa de mulher, Tempo de mulher e MundoMundano.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR