Metamorfoses Socioeconómicas

de Horácio Reigado

editor: Editora Universus, julho de 2013
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Este livro divide-se em duas partes distintas: uma primeira parte com incidência numa análise histórica e sociológica sobre o Homem, a natureza, os instrumentos de trabalho, até ao aparecimento da agricultura e da pecuária, passando pela descrição, embora de forma sucinta, do aparecimento dos Centros Urbanos e do Municipalismo.

Ainda nesta primeira parte é dada particular atenção à importância da Agricultura na vida do Homem e das sociedades, quer nos tempos historicamente mais recuados, quer na actualidade. Faz-se igualmente uma breve referência às ciências auxiliares da agricultura e uma análise (não exaustiva) às propriedades dos solos, à composição física dos solos e às propriedades químicas dos solos.

Ainda no âmbito da Agricultura é feita uma breve análise dos solos agrícolas em Portugal e das culturas mais relevantes da Agricultura portuguesa.

A segunda parte é composta por uma matéria mais específica, que incide sobre Modelos de Análise Económica, Objecto e Método da Ciência Económica, as Finanças Públicas, a importância da análise do Consumo enquanto Consumo reprodutivo e não reprodutivo e da relação da Poupança com o Investimento, passando pela análise da taxa de juro, da eficiência marginal do capital, da Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) e da análise Custo Benefício de Projectos de Investimento.

É também feita uma incursão pelas Funções de Produção, onde se analisa a combinação dos Factores de Produção, a Lei da Produtividade Marginal Decrescente, a Taxa Marginal de Substituição Técnica, entre outros aspectos.

O Mercado dos Factores de Produção é igualmente objecto de análise, no qual é tratada a remuneração dos factores de produção, os Mercados de Concorrência, Monopólio, Monopsónio e Monopólio Bilateral.

Este trabalho termina com "Elementos de Análise Regional", com descrição do Modelo Input/Output de Relações Inter-regionais e com uma análise breve das Assimetrias Regionais nos Municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

Metamorfoses Socioeconómicas

de Horácio Reigado

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898558435
Editor: Editora Universus
Data de Lançamento: julho de 2013
Idioma: Português
Dimensões: 147 x 209 x 29 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 484
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789898558435
ACT. 22 Going Caribbean

ACT. 22 Going Caribbean

10%
Edições Humus
10,60€ 10% CARTÃO
Bem Comum

Bem Comum

10%
Imprensa de Ciências Sociais
24,00€ 10% CARTÃO
portes grátis