Memórias de Uma Aldeia Palestiniana Desaparecida
SINOPSE
Narrativa comentada por Joseph Algazy, nascido no Egipto. É historiador, jornalista no diário israelita Ha’aretz e colaborador no Monde Diplomatique.)
Em 1948, com quatro anos de idade, Mohammed Al-Asaad assiste à Naqba que arranca milhares de palestinianos da sua terra. Publicada em árabe quarenta anos mais tarde sob o título “Os filhos do rocio”, esta narrativa mistura recordações de infância, testemunhos e contos alegóricos que evocam a história de um povo sucessivamente submetido às dominações otomana, britânica e hoje israelita. Mas o que Mohammed Al-Asaad, um dos maiores poetas palestinianos, põe em causa, é o desaparecimento de todos os vestígios que provariam a pertença do seu povo a esta terra. Vem-lhe à memória a ideia de voltar a dar vida a esta história condenada — aldeias apagadas e riscadas dos mapas.
Procedendo a uma rigorosa reconstituição histórica das espoliações a que o Estado de Israel se entregou, Joseph Algazy traça um requisitório irrevogável contra uma política discriminatória que impede, hoje mais do que nunca, “discernir a mais pequena luz ao fundo do túnel”.
EXCERTOS
"Estamos sós, pesadamente sós. Se não tivesse havido estas escavações cheias de armadilhas, particularmente a da Torah que tece a sua história nas proximidades da nossa terra…"
DETALHES
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789726109440 |
Editor: | Campo das Letras |
Data de Lançamento: | maio de 2005 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 135 x 208 x 27 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 156 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Literatura > Romance |
EAN: | 9789726109440 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |