Memória de Um Sopro

de Fernando Guilherme Azevedo

editor: Editorial Minerva, março de 2018
Promotor de liberdade do pensamento intelectual, Fernando Guilherme Azevedo nasce em 1960, em Lisboa. Em 1977, com 17 anos de idade inicia a atividade poética e literária, embora se considere maioritariamente mais com alma de poeta do que de prosador. Publica, tardiamente, em 2000, um livro de poesia. No mesmo ano, marca presença numa antologia e em duas coletâneas (uma delas de contos).

As três últimas edições foram da responsabilidade da "Editorial Minerva". Só em 2005, publica de novo, desta vez uma obra em prosa. Esta mais recente obra, amada ou odiada pela sua linguagem vernácula e controversa, mas que é considerada pelo autor a sua obra-prima.

Memória de Um Sopro

de Fernando Guilherme Azevedo

ISBN: 9789725918982
Editor: Editorial Minerva
Ano: 2018
Idioma: Português
Dimensões: 144 x 208 x 5 mm
Páginas: 72
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789725918982
e e e e e

Sentimento à flor da pele.

João B.

O trajeto de vida do autor dá expressão à rogosidade, dor e raiva que definem a sua poesia. Cada poema é um desafio para o leitor mas também uma expressão transparente dos sentimentos do autor. E para quem acha difícil a leitura de poesia, devo realçar o efeito simplificador que é conseguido pelo enquadramento narrativo que comanda o livro e que parece transformar cada poema num capítulo de um livro de prosa. Uma leitura que provoca mas que pode confortar.

e e e e e

"O corpo enche a alma"

João Gonçalves

Fernando Guilherme Azevedo, nesta sua obra, fez emergir o corpo como único lugar verdadeiro. "O corpo enche a alma" é, a meu ver, o verso mais poderoso do conjunto dos poemas reunidos na obra "A memória de um sopro"; é uma verdadeira profecia para o mundo hodierno. O corpo é identidade, é o que nos faz Humanidade, é o que nos impele além das fronteiras que aparentemente nos limitam.

Chiado Books
10,00€ 10% CARTÃO
Chiado Books
9,00€ 10% CARTÃO