10% de desconto

Marcas da Vida

de Josefina Almeida

editor: Edições Colibri, outubro de 2018
Com a publicação da tua obra, reencontro-te, finalmente, respeitosa e agradecida, na coragem com que agarras o poder da escrita e da pintura, que alguns continuam a considerar privilégio de poucos, para falar da tua experiência e realidade social, para as registar e delas guardar memória, tornando-as património imaterial e coletivo.
As palavras persiste o vento em levá-las e, de acordo com Maria Irene Sousa Santos, "escrever a vida da gente é um primeiro passo para a compreensão do mundo irrecusável em que vivemos e para a compreensão necessária à vontade de mudar a vida" (A Escrita na Vida da Gente,1980).
Deste modo, generosamente contribuindo para os objetivos da História e da Sociologia, e para a visibilidade dos grupos sociais menos favorecidos em matéria de reconhecimento social e interesse científico. No exercício do direito à autoexpressão, se um poema condensa a história de cada um e de todos, os teus condensam, muito especialmente, a história, mais ou menos critica e inconformista, de muitas mulheres da nossa geração e origem sociogeográfica.

Lisete de Matos

Marcas da Vida

de Josefina Almeida

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896897956
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: outubro de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 146 x 208 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 232
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789896897956
Josefina Almeida

Josefina Almeida é de Açor, Colmeal, Gois. Nasceu a 28 de dezembro de 1937. Habilitações académicas e outras – 3º Ciclo do Ensino Básico; – Frequentou cursos de iniciação à pintura, a óleo, acrílico e desenho; – Frequentou, na universidade da Terceira Idade de Lisboa, cursos de Língua Portuguesa, Psicologia, História, Sociologia e História da Arte Antiga; – Título de Capacidade Profissional da Direção-Geral de Viação.
Atividade profissional e outras: – Foi Sócia Gerente de Empresas de Transportes de Aluguer de que era co-proprietária; – Escreve poesia e pinta a óleo e acrílico; – Integra o "Dicionário de Autores da Beira Serra", de João Alves das Neves, Lisboa, DinaLivro, 2008, p. 31; - Integra as "Imagens de Gois" da autoria de João Nogueira Ramos, goismnemosine.weebly.com
Fez múltiplas exposições de pintura, individuais e coletivas, entre outras em Arganil, Gois, Lousã, Tabua, Vila Nova do Ceira, Lisboa e Oroso, Espanha.

(ver mais)