Manual de Direito Internacional Público Livro
Uma Perspetiva de Língua Portuguesa (5ª Edição atualizada)
de Jorge Bacelar Gouveia
Sobre
o LivroO Manual de Direito Internacional Público - uma Perspetiva de Língua Portuguesa, nesta sua 5ª edição, atualizada, é um livro de natureza pedagógica, destinado ao ensino superior, ao mesmo tempo útil aos estudantes das Faculdades de Direito e aos estudantes de outros cursos em que são ministrados temas atinentes às Relações Internacionais e à Política Internacional.
Oferece-se também um conjunto de reflexões sobre um Direito Internacional Público em evolução permanente que qualquer profissional - de magistrado judicial e do Ministério Público a advogado, de diplomata a funcionário internacional, de decisor, político e administrativo a dirigente de organizações internacionais não-governamentais - não pode hoje ignorar.
Nesta 5ª edição, houve a ocasião de simplificar alguns trechos e de atualizar referências normativas e doutrinárias
Este manual ajudou-me imenso no estudo da temática do direito internacional. Acredito estar completo e conciso, bem como claro na explicação do tema.
Um verdadeiro manual, no sentido da palavra, pois dá ao leitor as ferramentas essenciais para compreender o fenómeno do Direito Internacional na sua generalidade. A linguagem escorreita e clara do prof. Bacelar Gouveia ameniza a complexidade do tema. Útil até para os não-estudiosos do Direito Internacional que queiram compreender o mundo actual.
Este livro oferece uma visão geral e muito completa de Direito Internacional Público e é especialmente recomendável para juristas pois foca muitos aspetos necessários para a compreensão desta área do direito, muito importante na atualidade.
O manual consiste num estudo cuidado e exaustivo da linguagem utilizada em Direito Internacional Publico (DIP) por varias entidades e nomeadamente pelo Estado Portugues na sua abordagem a este mesmo Direito. No entanto, o manual traz pouca utilidade a estudantes de DIP que queiram uma visao geral da disciplina atraves de uma abordagem legal ou politica.