Manual de Avaliação Imobiliária

(3ª Edição)

de Ruy Figueiredo

editor: Vislis Editores, abril de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

A actividade de Avaliação Imobiliária em Portugal ainda padece de algumas enfermidades e resiste fortemente ao seu tratamento.
A ausência de normalização, a inexistência de uma base de dados imobiliários credível e estruturada, a inexistência de um plano global de certificação dos seus profissionais e o seu não reconhecimento como actividade económica específica (a CAE não faz menção explícita a esta actividade), são algumas das enfermidades, entre outras, de que tem vindo a padecer.
Sempre ouvi dizer que a Avaliação era mais “Arte” do que “Ciência” e que, por esse facto, a subjectividade do avaliador era legitimada. No entanto, nos tempos que correm, é exigido ao avaliador uma postura cada vez mais objectiva na realização das avaliações.
Existe, de facto, uma parcela significativa da subjectividade que pode ser objectivada. Para tal, e em primeiro lugar, a actividade deveria procurar tratamento para as enfermidades de que ainda padece. Em segundo lugar, e não menos importante, uma parte considerável do universo dos avaliadores deveria procurar obter conhecimentos mais aprofundados sobre os aspectos teóricos da avaliação.
Nos outros países, existem diversas publicações sobre a matéria mas, em Portugal, a literatura que verse de uma forma estruturada o corpo de doutrina da Avaliação Imobiliária é inexistente.
Reconhecendo esta lacuna, pus mãos à obra e é com prazer que agora vos apresento este Manual de Avaliação Imobiliária, esperando que ele possa servir de guia aos futuros alunos desta matéria, bem como aos avaliadores que reconheçam no mesmo alguma utilidade.
Esta obra interessa, assim, a todos os candidatos ao exercício do serviço de Avaliação Imobiliária, aos avaliadores recém-chegados a esta actividade ou já com mais experiência, e também às entidades privadas e públicas que encomendam as avaliações.
Espero que esta obra possa, de forma efectiva, reduzir alguma parcela da subjectividade com que se rege actualmente o serviço da avaliação imobiliária.

Ruy Figueiredo é o presidente da Ordem dos Avaliadores — Associação Nacional dos Avaliadores Imobiliários

Manual de Avaliação Imobiliária

(3ª Edição)

de Ruy Figueiredo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789725201787
Editor: Vislis Editores
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 230 x 30 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 284
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Gestão > Gestão e Organização
EAN: 9789725201787
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Ruy Figueiredo

"Ruy Figueiredo nasceu a 5 de fevereiro de 1955 no Rio de Janeiro, Brasil. Astrologicamente é do signo solar Aquário, signo lunar Caranguejo e tem Gémeos no Ascendente.

Aos 12 anos, veio para Portugal e aqui realizou a formação secundária e universitária. Obteve a licenciatura em Engenharia Civil, em 1979, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, e também aí, no ano de 1992, obteve o grau de Mestre em Construção, Tecnologia e Economia de Edifícios, tendo desenvolvido a sua tese no âmbito da Avaliação Imobiliária.

Desde 1986, tem lecionado em várias instituições (Instituto Superior Técnico, Universidade Lusófona, ESAI – Escola Superior de Atividades Imobiliárias, ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e outras) sobre diversos temas ligados à sua formação de base e também sobre Avaliação Imobiliária. Paralelamente à atividade profissional de base tem também se dedicado ao estudo das ciências ditas esotéricas, tais como a Astrologia, Tarot, Radiestesia, entre outras. Estudou Astrologia no Quiron e Tarot com Luís Resina.

Em novembro de 2014 criou o blogue "Grande Círculo de Tarot e Astrologia". Atualmente, dá consultas de Astrologia e de Tarot."

(ver mais)
Manual da Avaliação Imobiliária

Manual da Avaliação Imobiliária

10%
Valor M2
20,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Saturno

Saturno

10%
Valor M2
17,00€ 10% CARTÃO
portes grátis