Mamã Coca, Coca-Cola, Cocaína: Três Pessoas Numa Droga Só

de René Tapia Ormazábal

editor: Editorial Caminho, abril de 1999
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
René Tapia escolheu elucidar um paradoxo. A temática das drogas sofre ainda hoje em dia das retóricas militar e religiosa que aí se cruzam e se imbricam. No centro destes discursos, uma aparência de doutrina preconiza «um mundo sem drogas». A este postulado René Tapia prefere uma descrição documentada da natureza perene do consumo de plantas de drogas. E se faz disso uma espécie de condição prévia, fá-lo por realismo. Como compreender os mecanismos do mercado sem uma investigação preliminar das virtudes de cada substância, das propriedades que lhe são atribuídas e que podem, pelo menos em parte, explicar a procura de tal produto? Existe frequentemente o mau hábito de invocar factos ao acaso sem referência aos saberes anteriormente consolidados e, mais frequentemente ainda, sem a menor escala de comparação. Não é com certeza um dos méritos menores do presente livro de René Tapia o de tentar reconstituir essas bases, indispensáveis se quisermos ligar entre si os saberes, num domínio como o das drogas em que eles são tão diversos como complexos. E esta é também uma condição essencial para a «desintoxicação» ideológica do tema, sem a qual este estará condenado a permanecer como uma espécie de sortilégio, tão caro como vão.

Mamã Coca, Coca-Cola, Cocaína: Três Pessoas Numa Droga Só

de René Tapia Ormazábal

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722112369
Editor: Editorial Caminho
Data de Lançamento: abril de 1999
Idioma: Português
Dimensões: 135 x 210 mm
Páginas: 200
Tipo de produto: Livro
Coleção: Nosso Mundo
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789722112369
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
René Tapia Ormazábal

René Tapia Ormazábal, nascido no Chile em 1946, obteve a nacionalidade portuguesa em 1986. Foi diretor do Departamento de Economia e Gestão da Universidade de Valparaíso, de onde saiu para o exílio em 1974. Foi investigador do Instituto de América Latina em Rostock, onde preparou o seu doutoramento sobre os grupos económicos chilenos.
Foi estagiário no Institut Supérieur de Mathématique et Economie Apliquées em Paris (ISMEA, 1988-1990); como bolseiro da JNICT e da Fundação Gulbenkian, visitou a União Soviética, a Argentina, o Chile e o Uruguai. É doutor em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Jules Verne de Amiens, com uma tese sobre as políticas neoliberais do Chile no período 1973-1990 e atualmente é professor no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), onde leciona as cadeiras de Transição para Economias de Mercado e Financiamento do Desenvolvimento no Mestrado de Cooperação e Desenvolvimento. Como consultor da Comissão Económica Europeia para a América Latina coordenou várias missões e é autor do Perfil Económico e Político da Colômbia e fez a avaliação do Programa Fundo Amazónico.
É um dos poucos economistas europeus dedicados ao estudo da dimensão económica do tráfico da droga pois, na sua perspetiva, no contexto da crise dos Sistemas Produtivos, o fenómeno universal da droga constitui, hoje em dia, um processo geopolítico cujas raízes devem ser identificadas sob a ótica da Economia Política.

(ver mais)
Tudo o Que Temos Cá Dentro

Tudo o Que Temos Cá Dentro

10%
Editorial Caminho
11,90€ 10% CARTÃO