Mais Amigos, Menos Likes Livro
de Ferran Ramon-Cortés
Sobre
o LivroQueres ter amizades reais, ou amigos nas redes? Em casa, no trabalho, na fila do supermercado, em momentos de stresse, em momentos de descontração, antes de ir dormir, pouco depois de acordar: passamos tanto do nosso tempo em redes sociais. Esta forma de viver está a gerar um novo fenómeno em termos de autoimagem e de autoestima: há cada vez mais pessoas com centenas de amigos virtuais mas incapazes de cultivar relações íntimas reais; pessoas cuja autoestima depende de estímulos virtuais como likes, seguidores, partilhas, etc.; pessoas com um engagement virtual tremendo e uma funcionalidade emocional profundamente enfraquecida na vida real. É urgente reaprendermos a arte do afeto real: como cultivar e desenvolver, cara a cara e dia a dia, relações de amizade, amorosas e familiares.
Como gostar mesmo em vez de fazer like. O psicólogo Ferran Ramon-Cortés, autor de vários livros de desenvolvimento pessoal de grande sucesso, analisa este fenómeno num registo acessível e cativante, e oferece conselhos simples e eficazes para vivermos uma vida realmente - e não virtualmente - feliz e preenchida. Mais do que nunca, estamos ligados a muita gente. E, mais do que nunca, estamos mais desligados de todos.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoLivros em Português > Desenvolvimento Pessoal e Espiritual > Autoajuda
Um livro simples, leve, que não exige muito de nós, que se lê num dia sem qualquer problema, numas horas até, mas que eu demorei duas maratonas de bicicleta. No primeiro dia foram logo 80 páginas. Ficaram a ficar quase 80 para o dia seguinte. Não é traz ideias muito complexas nem propriamente inovadoras, mas faz-nos ver as pessoas com quem nos damos mais e menos de forma diferente. Faz-nos dar mais valor ao nosso tempo. Faz-nos perceber certas acções que temos ou tivemos e compreender o seu significado. É interessante por um lado sim, mas, mais uma vez digo, não traz nada de 100% inovador. É quase uma forma de nos abrir os olhos para o que andamos a fazer com pessoas que não gostamos, em jantares que não queremos ir, a almoços que não fomos mas queríamos,… As relações à mesa são fortemente focadas no “Mais amigos menos likes”. A diferença das relações e relacionamentos ao jantarmos na cozinha, na sala ou fora de casa, num restaurante. Todas as vertentes são altamente abordadas e escrutinadas. De 0 a 10, 6. www.instagram.com/carolinagomesdasilva