SINOPSE
Em relação ao autor, Albano Coutinho: "Foi no próprio JN, estimulado pelas tarefas promocionais, que o Albano Coutinho deu azo ao seu engenho e arte não apenas na autoria mas também na execução e na gestão de vários concursos e passatempos que foram, na longa marcha do jornal, momentos altos da sua trajectória ascendente.
Depois, e por quase duas décadas, o seu espírito inventivo e a sua paixão pelo charadismo levaram-no a colaborar assiduamente nos suplementos dominicais do jornal, na construção dos problemas de lógica e, também, através de contos e de crónicas."
Para a resolução dos problemas (inclui cem problemas numerados de um a cem) apenas é necessário o uso da dedução e do raciocínio.
Cada um dos problemas encerra uma pequena história, geralmente contada em tom anedótico.
Algumas das histórias contém personagens e ambientes conhecidos (do âmbito da “cultura geral”).
A finalizar cada história é colocada uma ou mais questões sobre o seu teor – o leitor, é, assim, desafiado a encontrar a(s) resposta(s) adequada(s) recorrendo às pistas encontradas no texto.
EXCERTOS
"Numa altura em que entregamos os nossos neurónios ao computador, as nossas pernas ao automóvel e a nossa imaginação ao "pequeno ecrã" é bom saber que alguém resiste…e nos convida a exercitar o espírito nesse jogo antigo e estimulante que é o charadismo. (…) Meus amigos, encostem o carro, desliguem o computador, apaguem a TV. O Albano quer estas cabecinhas a pensar!"
(João Ogando, in prefácio)
DETALHES
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789727881475 |
Editor: | Vida Económica |
Data de Lançamento: | julho de 2005 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 150 x 230 x 20 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 208 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Desporto e Lazer > Jogos e Passatempos |
EAN: | 9727881475000 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |