Lisboa Nazi
(3ª Edição)
de Sérgio Luís de Carvalho
Sobre
o LivroPelas ruas da cidade, inúmeros portugueses lutam em prol do III Reich. Dão o rosto à causa nazi e às ideias de Hitler, espiam, polemizam e difundem defendem a Nova Alemanha fazendo suas as vitórias do Eixo e sofrendo bastante com as suas derrotas. Serão fiéis até ao fim…
Este livro leva-nos numa viagem por esses anos de chumbo e de combate, conduzindo-nos aos mesmos locais que eles frequentavam e que hoje ainda subsistem. Este livro expõe-nos também os jornais, folhetos e revistas que eles redigiam e vendiam, nos quais, com grande frontalidade, usam os mais fortes entusiásticos argumentos nazis. Desta forma, através destes homens, da sua ação e percurso, uma nova Lisboa surge aos nossos olhos. Uma Lisboa que se sumiu discretamente após a rendição alemã, mas que, todavia, ainda pode ser encontrada se soubermos para onde olhar. Uma Lisboa que ainda está lá.
Mas porque o passado persiste sob a patine do tempo, o leitor verá também o que desse tempo e desses homens resistiu até hoje. E decerto haverá muitas surpresas…
É um deleite ler história escrito desta maneira. Quase parece que estamos a viver na epoca conforme percorremos a leitura deste livro. E também como um país que supostamente não esteve envolvido na segunda guerra mundial teve uma importância tão colossal no desenrolar da mesma. Recomendo.
Um livro que nos transporta para uma Lisboa sombria e misteriosa, palco de encontros que influenciaram de alguma forma o curso da história .Lisboa, bastidores e testemunha de um dos maiores flagelos do seculo XX. A segunda Guerra Mundial.
Sérgio Luís de Carvalho já provou ser um excelente historiador, mas também é um comunicador de alto nível. O livro está muito bem estruturado e dá-nos muitas informações importantes, algumas surpresas e sobretudo lança uma luz sobre o que era Lisboa nos anos da 2ªGM. Está escrito de forma fluída e despretensiosa, mesmo quem não costuma ler livros de história (por serem maçudos) vai gostar de ler este.
O livro que faltava. A história dos seguidores do nazi em Portugal, amplamente documentada. Imprescindível e que desfaz alguns mitos.