Lírica Galego-Portuguesa

Antologia

de Américo António Lindeza Diogo

editor: Angelus Novus, abril de 1999
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Até nós chegada sobretudo através de três grandes antologias (cancioneiros da Ajuda, Biblioteca Nacional e Vaticano), a lírica galego-portuguesa é um corpus de mais de mil e seiscentos textos. Trata-se de uma produção de cortes (senhoriais ou régias), musicada, excepcionalmente coesa, e pelos próprios distribuída em géneros razoavelmente definidos. É cronologicamente delimitável entre fins do século XII e meados do século XIV. Tem ascendências debatíveis, mas dela, em rigor, não se pode dizer que tenha deixado descendência.
A Lírica Galego-Portuguesa é, neste volume, representativamente antologiada e criticamente acompanhada. Nele têm lugar um número muito significativo de textos, de géneros, de autores e de cancioneiros, sendo estes dois últimos os elementos estruturadores da selecção.
A antologia é antecedida de um estudo que a situa no seu tempo e no nosso. Os textos são anotados e comentados, e para cada um dos autores, sempre que os haja, são fornecidos os elementos biográficos pertinentes.

Lírica Galego-Portuguesa

Antologia

de Américo António Lindeza Diogo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728115272
Editor: Angelus Novus
Data de Lançamento: abril de 1999
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 235 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 286
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789728115272
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Américo António Lindeza Diogo

Lindeza Diogo ganhou, entre outros, o Prémio de ensaio APE/IPLB, o Prémio de Ensaio Ferreira de Castro, o Prémio de Ensaio João de Deus e o Prémio PEN de ensaio. Foi considerado pela Revista Ler como sendo o melhor ensaísta da década de 90.

(ver mais)