Ler a Bíblia no Século XXI

de Joaquim Carreira das Neves
Editor: Editorial Presença, outubro de 2016 ‧
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro
O Pe. Joaquim Carreira das Neves dá-nos uma leitura atualizada da Bíblia, fonte das três grandes religiões, judaísmo, cristianismo e islamismo. O autor explora várias temáticas segundo três linhas orientadoras: o Cânone Bíblico (onde são apresentados os livros canónicos e os apócrifos), a Demanda do Monoteísmo (uma viagem desde Abraão até Jesus de Nazaré) e uma introdução ao Novo Testamento (com reflexões sobre as cartas de São Paulo e os Evangelhos). Este périplo fascinante leva-nos a lendas, filosofias, estilos de ser e de pensar que se estendem por quatro mil anos de fé. Como biblista, o Pe. Carreira das Neves sempre se viu confrontado com muitas perguntas de pessoas interessadas em ler a Bíblia hoje. Este livro oferece respostas claras e rigorosas para crentes e não crentes.

«O literalismo bíblico e corânico torna-se fanatismo religioso e político. E não há nada de mais terrível que o fanatismo religioso.»

«É preciso afirmar que o Deus da Bíblia, como o Deus do Alcorão, no céu, não fala nem hebraico, nem aramaico, grego ou árabe. Deus não usa nenhuma destas gramáticas humanas. Nem nunca falou, desta maneira, a humanos, sejam eles Moisés, profetas ou Jesus. Trata-se de modos humanos emprestarem a Deus as suas gramáticas.»

«O Ocidente é um fruto da Bíblia.»
Joaquim Carreira das Neves, em Ler a Bíblia no Século XXI

Ler a Bíblia no Século XXI

de Joaquim Carreira das Neves

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722359108
Editor: Editorial Presença
Data de Lançamento: outubro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 224 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 256
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Religião e Moral > Estudos Bíblicos
EAN: 9789722359108

Novas formas de compreensão biblíca

Carlos Serejo

Um guia para o livro mais lido no Mundo. O autor, que dispensa apresentações, mostra-nos novos modos de ler este livro fundamental para o cristianismo. Rapidamente a Bíblia deixa de ser um livro de difícil compreensão.

Fascinante

Carla Conceição

Linguagem de fácil compreensão, estou a gostar muito.

Recomendo

Fernando Carvalho

Como já nos habituou, a escrita do padre Joaquim Carreira das Neves é simples, profunda e apelativa. Sob a forma de pergunta e resposta, este livro é importante para compreender melhor a Bíblia. Não basta ler, é preciso compreender para evitar fundamentalismos...

Muito bom!

Kathy

Mais um livro baseado na ampla experiência vivida! Parabéns frei Carreira das Neves.

SOBRE O AUTOR

Joaquim Carreira das Neves

Joaquim Carreira das Neves é sacerdote franciscano e Professor Jubilado da Faculdade de Teologia da UCP, com a especialidade em Estudos Bíblicos e Orientais. Depois de ordenado sacerdote, frequentou a Universidade Antonianum de Roma, o Instituto Pontifício Bíblico de Roma, o Instituto Bíblico da Flagelação de Jerusalém e defendeu tese de doutoramento na Universidade de Salamanca, em 1967, sobre a Teologia na Tradução Grega dos Setenta no Livro de Isaías.
É autor dos seguintes livros: A Teologia na Tradução Grega dos Setenta (LXX) no Livro de Isaías, Coimbra, 1973; Jesus Cristo - História e Fé, Braga, 1989; Jesus de Nazaré, Quem és Tu?, Braga, 1991; As Novas Seitas Cristãs e a Bíblia, Lisboa, 2004; Escritos de São João, Lisboa, 2004; A Bíblia, O Livro dos Livros (2 volumes), Braga, 2007.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU