Julieta Livro
de Anne Fortier
Sobre
o LivroJulieta, um ambicioso e sedutor romance, segue a odisseia de uma jovem
que descobre que as origens da sua família remontam aos amores frustrados dos
dois maiores amantes da literatura: Romeu e Julieta.
Quando Julie Roberts herda a chave de um cofre em Siena, Itália, dizem-lhe
que conduzi-la-á a um tesouro de família. A jovem lança-se numa jornada tortuosa
e perigosa, mergulhando na história da sua antepassada Julieta, cujo amor lendário
por um jovem chamado Romeu abanou os alicerces da Siena medieval.
À medida que Julie se cruza com os descendentes das famílias
envolvidas no inesquecível conflito familiar de Shakespeare, começa a perceber
que a conhecida maldição - «Malditas sejam as vossas casas!» - continua
actual e que ela é o alvo seguinte. Parece que a única pessoa capaz de salvar
Julie é Romeu - mas onde está ele?
(...)...Por isso fiquei obcecada com o livro. Com a história. Com as personagens. Envolvida no vai e vem entre o passado e do presente que é narrado no livro. Num capitulo estamos a viver a história da descendente de (não vou dizer quem) da história de Romeu e Julieta e no outro estamos lá, no ano em que Romeu e Julieta existiram mesmo! E no outro lá voltamos ao presente para mais aventuras e revelações e no outro lá estamos nós com eles outra vez no passado, onde tudo aconteceu e COMO tudo aconteceu... Quem gosta de coisas muito lamechas, mantenha-se com a versão de Shakespeare. Este livro tem o nível certo de realismo e frieza que eu gosto. As coisas são como são, sem fantasias, e assim fazem muito mais sentido. Tanto quanto lemos no passado como no presente, ambas as histórias/personagens são fascinantes, é aventura atrás de aventura atrás de aventura, este livro não me deu sossego um único instante, sinto como se o tivesse lido todo de respiração suspensa! Numa escrita super fluída, fácil, agradável ao extremo, simplesmente tornei-me uma só com este livro. Li, vou reler e reler mais uma vez, as vezes que forem precisas, pois é sem dúvida um dos livros da minha vida! Se não dizer até este momento o meu livro preferido de todos os tempos!...(...)
É um livro muito interessante do inicio ao fim, faz nos prender, algumas intrigas muitas surpresas, e um livro que nunca vou esquecer, posso afirmar dos melhores que li até agora e provavelmente mais ainda. E pelo preço compensa bastante. Recomendo muito.
Bem, o que seria de uma Julieta sem um Romeu? Provavelmente, há muitas opiniões que iriam gerar polémica, mas a pergunta é retórica, o objetivo é pensar. Para mim, esta Julieta sem este Romeu poderia ser alguma coisa, mas talvez não chegasse a ser nada. Esta Julieta sem a sua verdadeira história de vida não seria nada. E ela sabia que não estava a viver, sabia-o inconscientemente. Mas, na verdade, não é no romance que a história se centra. Como, se o que está por trás dela é "Romeu e Julieta"? Bem, para além do amor, temos toda uma Siena maravilhosa para explorar. Os monumentos fazem-nos gritar "eu quero apanhar o próximo avião para Itália" e os mistérios não nos deixam parar de ler! Para quem já está a pensar que monumentos são uma seca, olhem que não! Eu própria já deixei de ler livros nos quais estive inicialmente interessada por causa de opiniões iminentes, mas arrependo-me. Estes monumentos são mesmo interessantes, talvez pelo facto de toda a ação se desenrolar em volta deles. Sem dúvida, um excelente livro. E não digo mais porque, quando os livros são mesmo bons, ficamos sem palavras que consigam expressar o seu valor.