José Mourinho - Vencedor Nato Livro
de José Marinho
Sobre
o Livro
Sinopse
Nas palavras de José Mourinho, ele é vencedor porque é bom naquilo que faz e porque está cercado de pessoas que pensam o mesmo. O fenómeno José Mourinho suscita opiniões muito fortes: divinizado por uns e odiado por outros, mas o certo é que conquistou o mundo com o seu perfil extremamente profissional e com o seu carácter irreverente e confiante.
Neste livro, o jornalista José Marinho propõe-se dar a conhecer mais um pouco esta figura ímpar do mundo do desporto. Através de uma entrevista com o treinador, com jogadores e colegas, ficamos a conhecer melhor José Mourinho, «the special one».
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoJosé Mourinho - Vencedor Nato
ISBN: 9789724735108
Edição: 07-2007
Editor: Texto Editores
Idioma:
Português
Dimensões: 150 x 228 x 13 mm
Páginas: 201
Tipo de Produto: Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> Desporto e Lazer
> Futebol
Livros em Português > Literatura > Biografias
Livros em Português > Literatura > Biografias
Como se pode perceber pela adjectivação presente no título, o presente livro aborda Mourinho como vencedor. Como admirador fervoroso do treinador português que sou, subscrevo esta abordagem, contudo, penso que a qualidade da obra não é muita, dado que o excessivo ênfase nesta vertente impede, a meu ver, a análise expositiva ao todo fenoménico que é José Mourinho no marcante universo do futebol mundial.
Acabei agora de ler este livro e, não encontro uma maneira mais simpática de dizer, detestei. Quando me foi oferecido pelo meu aniversário (por alguém que conhece o meu apreço pelo Mourinho) e reparei no nome do jornalista que o escreveu fiquei logo de pé atrás. Não bastava ter de aturar os seus insuportáveis comentários na Sport TV, agora teria de ler um livro escrito por ele. Mesmo assim resolvi dar o beneficio da duvida, li o livro para agora poder criticar com conhecimento de causa. O livro é uma interminável colecção de elogios ao Mourinho, escrito no mesmo vocabulário irritante da narração dos jogos ("subtrair ao jogo.."), por parte de alguém que estaria melhor a comentar partidas de xadrez. Este senhor eleva a expressão "ser mais papista que o papa" a outro nível, tal o ataque que disfere a qualquer que ouse ter uma opinião diferente da de Mourinho. Não sei se não seria recomendável ao jornalista consultar um psicólogo, pois não me parece normal/saudável que um adulto, casado e pai de filhos tenha uma adoração tão exagerada por um treinador de futebol... Para terminar, faço questão de partilhar uma das (muitas) frases que me deixaram estupefacto: "Por amor de Deus, conhecem alguém à face da Terra melhor capacitado que José Mourinho para trazer jovens talentos com grande potencial para o Chelsea e trabalhá-los num molde habitual e definido de vitória e de sucesso?" Acham que estou a exagerar? Então leiam o livro! Mas depois não digam que eu não avisei..