10% de desconto

Java 2 - Ensino Didático

Desenvolvendo e Implementando Aplicações

de Sérgio Furgeri

idioma: português do brasil, português
editor: Érica, dezembro de 2002
VENDA O SEU LIVRO i
A linguagem Java tem recebido um grande destaque nas principais mídias de divulgação da área de informática. Esse grande sucesso da linguagem se deve às novas oportunidades de negócio proporcionadas, principalmente no que se refere à automação dos processos empresariais, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a eficiência das empresas. Conhecer esse novo paradigma, juntamente com a nova plataforma de desenvolvimento, se faz necessário a qualquer profissional da área de informática.
Este livro fornece conhecimento para a elaboração e desenvolvimento de aplicações voltadas à Internet, apresentando os aspectos fundamentais para a criação da interface do usuário, a comunicação remota entre computadores por intermédio de aplicações cliente X servidor e acesso a banco de dados. Para isso, são abordados os principais pacotes presentes na linguagem Java, entre eles AWT, Swing e JDBC. Possui também exercícios ao final de cada capítulo para fixação do aprendizado.

Índice

Capítulo 1 - Java - Linguagem e Plataforma
1.1. Breve Histórico da Linguagem Java
1.2. A Linguagem Java
1.3. As Características da Linguagem Java
1.4. Criação de Programas em Java
1.5. A Plataforma Java
1.6. Ambiente de Desenvolvimento
1.6.1. Instalação do Kit de Desenvolvimento da Sun
1.7. Um Primeiro Contato com Java
Exercícios para a Fixação do Conteúdo

Capítulo 2 - Aspectos Fundamentais sobre Java
2.1. Tipos de Dados
2.2. Definição de Variáveis
2.3. Comentários
2.4. Operadores
2.4.1. Operadores Aritméticos
2.4.2. Operadores Relacionais
2.4.3. Operadores Lógicos
2.5. Passagem de Parâmetros
2.6. Conversão de Tipos
2.7. Uso do Teclado para a Entrada de Dados
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 3 - Comandos Condicionais e Estruturas de Controle em
3.1. Comandos Condicionais
3.1.1. Uso da Estrutura If-else
3.1.2. A Estrutura Switch-case
3.2. Exceções em Java
3.2.1. Uso da Estrutura Try Catch
3.2.2. Uso do Bloco Finally
3.2.3. Uso da Instrução Throw
3.2.4. Uso do getMessage e printStackTrace
3.3. Laços de Repetição
3.3.1. Uso do Laço For
3.3.2. Uso do Laço While
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 4 - Funções Matemáticas e de String
4.1. Funções Matemáticas
4.1.1. Função Ceil()
4.1.2. Função Floor()
4.1.3. Função Max()
4.1.4. Função Min()
4.1.5. Função Sqrt()
4.1.6. Função Pow()
4.1.7. Função Random()
4.2. Funções de String
4.2.1. Função Length()
4.2.2. Função CharAt()
4.2.3. Função toUpperCase() e toLowerCase()
4.2.4. Função Substring()
4.2.5. Função Trim()
4.2.6. Função Replace()
4.2.7. Função String.valueOf()
4.3. Criação de Banners
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 5 - Criação de Métodos em Java
5.1. Métodos que não Retornam Argumentos
5.2. Métodos que Retornam Argumentos
5.3. Recursividade
5.4. Sobrecarga
5.5. Acesso a Métodos de outras Classes
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 6 - Manipulação de Data e Hora
6.1. Declaração e Inicialização de Objetos Date
6.1.1. Métodos para a Manipulação da Data
6.1.2. Métodos para a Manipulação da Hora
6.2. Criação de Páginas Dinâmicas
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 7 - Definições sobre a Orientação a Objetos
7.1. Introdução
7.2. Definições Envolvendo Classes
7.2.1. Definição de Pacotes
7.2.2. Partes que Compõem uma Classe
7.2.3. Instanciação de uma Classe
7.2.4. Compartilhamento de Variáveis entre os Objetos
7.2.5. Declaração de Métodos de uma Classe
7.2.6. Encapsulamento
7.2.7. Construtores
7.2.8. Destrutores
7.3. Herança
7.4. Polimorfismo
7.5. Gravação e Leitura de Objetos
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 8 - Utilização de Arrays
8.1. Definição
8.2. Arrays Unidimensionais
8.3. Arrays Bidimensionais
8.4. Passagem de Arrays em Métodos
8.5. Arrays de Objetos
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capitulo 9 - Classes do Pacote Swing
9.1. Criação de Frames
9.2. Inclusão de Textos e Imagens na Janela
9.3. Inclusão de Botões nas Janelas
9.4. Inclusão de Caixas de Texto
9.5. Inclusão de Caixas de Senha
9.6. Formatação de Caixas de Texto
9.7. Inclusão de Listas de Seleção
9.8. Inclusão de Caixas de Seleção
9.9. Inclusão de Caixas de Opção
9.10. Inclusão de Painéis e Botões de Rádio
9.11. Inclusão de Caixas de Mensagem
9.11.1. MessageDialog
9.11.2. ConfirmDialog
9.11.3. InputDialog
9.11.4. OptionDialog
9.12. Inclusão de Barras de Rolagem
9.13. Inclusão de Áreas de Texto
9.14. Inclusão de Menus
9.14.1. Barras de Menu
9.14.2. Menus Popup
9.15. Gerenciadores de Layout
9.15.1. FlowLayout
9.15.2. GridLayout
9.15.3. BorderLayout
9.15.4. CardLayout
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 10 - Controle de Eventos
10.1. Definição
10.2. Classes Receptoras de Evento
10.3. Métodos para Manipulação de Eventos
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 11 - Manipulação de Arquivos
11.1. Definição
11.2. Leitura e Gravação de um Arquivo Texto
11.3. Leitura e Gravação de outros Formatos de Arquivo
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 12 - Criação de Applets Java
12.1. Definição
12.2. Como Executar uma Applet
12.3. Diferenças Básicas entre Applets e Aplicações
12.4. Conversão do Documento HTML
12.5. Redirecionamento de Páginas
12.6. Passagem de Parâmetros
12.7. Restrições das Applets
12.7.1. Criação do Policy File
12.8. Considerações Finais sobre as Applets
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 13 - Manipulação de Banco de Dados com Java
13.1. Definição
13.2. A Criação do Banco de Dados
13.3. A Configuração do Sistema
13.4. A Criação da Aplicação em Java
13.4.1. A Conexão com o Banco de Dados
13.4.2. A Consulta do Banco de Dados por meio do SQL
13.4.3. Outros Exemplos de Comandos em SQL
13.5. Detalhes sobre createStatement e ResultSet
13.5.1. Movimentação em Registros
13.5.2. Recuperação de Conteúdo
13.5.3. Criação de uma Aplicação para Navegação em Registros
13.6. Apresentação da Tabela de Filmes com o Componente JTable
13.7. Criação de uma Aplicação de Cadastro
13.8. Uso do Browser para Consulta a Banco de Dados
13.8.1. Itens Necessários para a Consulta com o Browser
13.8.2. A Criação da Applet para Consulta ao Banco de Dados
13.8.3. A Criação do Arquivo Policy
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 14 - Criação de Servlets
14.1. Definição
14.2. A Instalação do Servidor Java JSWDK 1.0
14.3. Inicialização do Servidor JSWDK.
14.4. A Criação da Aplicação Cliente
14.5. A Criação da Aplicação Servidora
14.6. A Criação de uma Applet Cliente
14.7. Cadastramento a Distância
14.8. Consulta a Distância
Exercícios para Prática da Linguagem Java

Capítulo 15 - A Plataforma J2EE

15.1. A Evolução das Tecnologias Java
15.2. Importância da J2EE
15.3. A Estrutura Gerada pela J2EE
15.4. As Tecnologias Envolvidas na Plataforma J2EE
15.4.1. Componentes
15.4.2. Contêiners
15.4.3. Java Servlets
15.4.4. JavaServer Pages (JSP)
15.4.5. Enterprise Java Beans (EJB)
15.4.6. Java Naming and Directory Interface (JNDI)
15.4.7. Java Message Service (JMS)
15.4.8. Java Database Conectivity (JDBC)
15.4.9. Suporte a XML
15.5. Envolvidos com a J2EE
15.6. O Que É Necessário para Rodar a J2EE
15.7. Considerações Finais

Índice Remissivo

Java 2 - Ensino Didático

Desenvolvendo e Implementando Aplicações

de Sérgio Furgeri

Propriedade Descrição
ISBN: 9788571948693
Editor: Érica
Data de Lançamento: dezembro de 2002
Idioma: Português do Brasil, Português
Dimensões: 235 x 169 x 27 mm
Páginas: 376
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Informática > Programação
EAN: 9788571948693