Investigação sobre Políticas Educacionais
Terreno de Contestação
Livro 4
de Jenny Ozga
Sobre
o LivroEste livro defende que a investigação, em geral, e a investigação sobre política educacional, em particular, não devem estar ao serviço dos interesses dos decisores políticos e que só uma comunidade de investigadores será capaz de avaliar crítica e independentemente as Políticas Educacionais.
Jenny Ozga sugere algumas fontes teóricas e metodológicas disponíveis para os práticos e para todos aqueles que se interessem pela investigação em política educacional e apresenta problemas e investigações efectuadas em diferentes níveis do sistema - investigações essas onde são abordados temas como: globalização, mudanças em política educacional, selecção, escolha e exclusão, managerialismo, feminização dos cargos de gestão e a história da política educacional, como forma de entendimento do presente e como sugestão para futuras investigações.
Colecção Currículo, Políticas e Práticas
A centralidade do currículo prende-se com o facto de ser um campo em constante problematização do conhecimento sobre as realidades alicerçadas nas dinâmicas culturais, educacionais, políticas e económicas. Como ponto de partida de qualquer projecto de formação, o currículo é a expressão de conflitos e consensos que são construídos a partir da (re)definição das suas políticas e práticas.
O livro fornece Excelente orientação para pesquisas sobre políticas públicas.