Inverno Mágico

Ritos e Mistérios Transmontanos

de António Pinelo Tiza

editor: Ésquilo, abril de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

São muitos, enraizados e, por vezes, não muito conhecidos, os ritos que povoam o imaginário do nordeste transmontano. O trabalho agora publicado reúne diversos eventos, festividades e outras manifestações, entre o sagrado e o profano, entre um passado de vivências transmitidas e um futuro inserido numa forte vontade de as manter. Tomando como ponto de partida o Inverno - «o tempo festivo mais verdadeiro», como se refere o autor - aqui são elencados alguns dos mais carismáticos rituais desta região, como As Festas dos Rapazes; O Culto do Pão; Os Chocalheiros ou O Carnaval do Nordeste.

«(...) este "Inverno Mágico" de António Pinelo Tiza vem colmatar da melhor forma um vazio que existia no estudo e divulgação de todo o conjunto de rituais do Nordeste Transmontano no ciclo invernal. É, efectivamente, um trabalho notável, fruto de um labor dedicado de muitos anos. (...)»
Paulo Alexandre Loução in Prefácio

Inverno Mágico

Ritos e Mistérios Transmontanos

de António Pinelo Tiza

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728605469
Editor: Ésquilo
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 231 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 288
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Antropologia
EAN: 9789728605469
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
António Pinelo Tiza

António André Pinelo Tiza, natural de Varge (Bragança), é licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto. Defendeu a tese de doutoramento em Ciências Sociais pela Universidade de Valladolid, com a classificação de "Sobresaliente cum laude". Foi professor do ensino básico, secundário e superior, estando atualmente aposentado. Publicou as seguintes obras, entre outras: A Magia das Máscaras Portuguesas, Contos e Lendas Transmontanos (com Alex Rodrigues), Simbologia Maçónica nos Rituais de Inverno, O Diabo e as Cinzas (contos), Máscara e Danças Rituais – Ritos Ibéricos do Solstício de Inverno, Inverno Mágico (2 vols.), Máscara Ibérica, Natal dos Caretos (banda desenhada), Os Reis dos Caretos (banda desenhada), Estudo Antropológico das Mascaradas de Zamora, Bragança e Douro (com Jesús Nuñez), Portugal e España – Vidas Paralelas (com Isidoro González). Participa em antologias e revistas com artigos sobre Etnografia e Educação: Brigantia, de Bragança; Tellus, de Vila Real; Jornal de Letras, de Lisboa; Stvdia Zamorensia, de Zamora, El Filandar/ O Fiadeiro, de Zamora, Amigos de Bragança, Jentilbaratz – Cuadernos de Folklore do País Basco, O SIL de Ourense, Boletim do Instituto de Estudios Zamoranos "Florián de Ocampo" de Zamora e outras. Tem vindo a produzir vários documentários audiovisuais (com a realização de Manuel Gardete) sobre a temática dos rituais festivos com máscaras e das danças de paus. É membro do PEN Clube Português, da Associação Portuguesa de Escritores, da Academia de Letras de Trás-os-Montes e sócio honorário da Academia de Artes e Letras de Bragança do Pará (Brasil). Desempenha as funções de Presidente da Direção da Academia Ibérica da Máscara.

(ver mais)
O Diabo e as Cinzas

O Diabo e as Cinzas

10%
Âncora Editora
16,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Inverno Mágico, Ritos e Mistérios Transmontanos Vol. I

Inverno Mágico, Ritos e Mistérios Transmontanos Vol. I

10%
Âncora Editora
19,00€ 10% CARTÃO
portes grátis