Inferno ou Paraíso

O que Podemos Esperar?

de Hans Urs von Balthasar
editor: UCP Editora, janeiro de 2012
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
«Deus é o fim último da criatura. Enquanto contemplado é céu, enquanto perdido é inferno, enquanto examinador é juízo, enquanto purificador é purgatório. […]
Que forma e que extensão pode ou não ter a esperança cristã?» (Hans Urs von Balthasar, Verbum Caro)

«A seriedade com a qual estamos confrontados é a própria seriedade do amor, que ultrapassa toda a justiça. O amor de Deus por cada homem é absoluto, é inefável. Quem é que pode, ‘a bem dizer’ sair justificado perante Ele? Nenhum santo se atreverá a dizer: ‘Eu posso’. Ninguém amou Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças. Cada um, sem excepção, tem de dizer: "Senhor, eu não sou digno"» (Pequeno discurso sobre o inferno)

«O que é verdadeiramente novo no Novo Testamento é que a justiça da Antiga Aliança se concretiza no reconhecimento em Jesus Cristo da definitiva palavra de Deus: "Quem não é por mim, é contra mim" (Lc 11, 23), "Quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, também dele o Filho do homem se envergonhará, quando aparecer (para julgar)" (Mc 8, 38).» (Peq. Disc. III)
>br/> «O Evangelho de Jesus Cristo é a Revelação do supremo e inultrapassável amor de Deus por nós, que não nos importamos, nem um pouco, com esse amor, que não temos, de modo algum, ideia da sua dimensão, e que ficamos, quando muito contentes, se alguém quer tirar de nós o peso do nosso pecado perante Deus, para o tomar sobre si próprio. "Cristo morreu por nós, enquanto éramos pecadores, ainda seus inimigos" (Rm 5, 8. 10), isto é, malditos que "voltaram as costas a Deus, e não a face" (Jr 2, 27).» (Peq. Disc.)

«Mas será o homem capaz de olhar, face a face, o amor eterno e absoluto, de "estar à sua altura"? E não deveria alguém que, seriamente crente, deseja viver para esse amor, aperceber-se existencialmente, em primeiro lugar, da infinita distância dele, da sua própria e miserável frouxidão e indiferença - e, para não sucumbir à ilusão, poder, tal qual é, lançar-se nos braços de Deus e, subitamente, ser capaz de viver "no fogo consumante" do seu amor?» (Peq. Disc.)

Inferno ou Paraíso

O que Podemos Esperar?

de Hans Urs von Balthasar

Propriedade Descrição
ISBN: 9789725403334
Editor: UCP Editora
Data de Lançamento: janeiro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 141 x 210 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 184
Tipo de produto: Livro
Coleção: Traduções
Classificação temática: Livros em Português > Religião e Moral > Estudos Teológicos
EAN: 9789725403334

SOBRE O AUTOR

Hans Urs von Balthasar

Balthasar nasceu em Lucerna, na Suíça, em 12 de agosto de 1905, numa família rica. Foi educado primeiro por monges beneditinos na escola da abadia em Engelberg, no centro da Suíça. Antes de terminar a educação secundária, no entanto, Balthasar foi colocado pelos seus pais no Colégio Stella Matutina, administrado pela Companhia de Jesus em Feldkirch, na Áustria. Em 1923, matriculou-se na Universidade de Zurique. Os estudos em filosofia e literatura alemã levaram-no a estudar posteriormente em Viena e Berlim e culminaram no seu doutoramento em literatura e idealismo alemão.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU