Inês Livro
de Maria João Fialho Gouveia
Sobre
o LivroEsta é a história apaixonante de Inês de Castro, a bela aia galega que arrebatou o coração do príncipe D. Pedro, futuro rei de Portugal. Bisneta ilegítima do rei D. Sancho IV de Castela, tinha chegado a Portugal no séquito da princesa Dona Constança, futura mulher do príncipe. Apesar dos laços do matrimónio, acabou por ser Inês e não Constança quem incendiou o coração de D. Pedro. Perdidamente apaixonado, o casal viveu então um amor proibido, até que, após a morte de Dona Constança, passou a partilhar o mesmo tecto.
Dando largas à paixão que por tanto tempo haviam escondido, Pedro e Inês viveram dias idílicos, de paço em paço, até se instalarem em Coimbra, já casados e com três filhos. Certos de ali terem descoberto o seu jardim do Éden, amaram-se a cada dia sem medo do pecado, cedendo à paixão que lhes ardia no corpo e lhes completava a alma.
Esta ligação desagradou ao rei D. Afonso IV, pai de D. Pedro, que odiava Inês de Castro. As intrigas políticas com que os conselheiros reais o sobressaltavam, alegando que os irmãos de Inês alimentavam pretensões à cora portuguesa, contribuíram para que o rei não descansasse enquanto não libertasse, da forma mais trágica e terrível, o filho do jugo da bela galega.
O amor de Pedro e Inês foi maior do que a vida,
pulsando outrora, como hoje, no peito da própria alma lusitana,
que o elevou a símbolo da paixão em Portugal.
Mais do que o romance entre D. Pedro e D. Inês, que se tornou no símbolo do amor em Portugal, este livro mostra-nos uma página da nossa história, apresentada de uma forma tão agradável/interessante que nos agarra da primeira à última página...recomendo
Como adoro a história de Portugal, estou adorar ler este livro. Inês de Castro, o nome de uma mulher que perdura no tempo e que nos faz pensar no amor dos nossos dias.
Este foi o primeiro romance histórico que li, no geral e desta autora. Tenho de admitir que foi ele que me deixou completamente rendida a este género de leituras e também a uma história de amor platónico que superou todas as barreiras conhecidas até então. O espírito delicado de uma mulher que roubou o coração de um rei que se revelou um homem apaixonado e dedicado transformam este casal num dos mais adorados e contestados da História. Este é um romance perfeito para os/as amantes de História. Cada vez que relemos o livro, percebemos o quão bem escrito está mas também o quão maravilhosa é esta história. Recomendo.
Mais um excelente romance histórico , não só sobre a fascinante história de amor de Pedro e Inês, que já inspirou tantos escritores, mas também pelo estudo aprofundado e rigor histórico que tão bem caracteriza um período específico da História de Portugal. Linguagem muito expressiva, que nos prende da primeira à última página.
Já é a segunda vez que leia sobre esta magnífica mulher e, desta vez, fui levada até ela, como se alguém próximo relatasse a sua vivência! Gostei muito e recomendei, pois um livro apaixonante!
Inúmeras vezes romanceada, a história de Inês de Castro, a aia galega da rainha D. Constança Manuel, e dos seus amores ilícitos com o rei D. Pedro I é-nos mais uma vez relembrada por esta autora. Maria João Fialho gouveia relata-nos os acontecimentos vividos por estas personagens da História, com o seu dom para a escrita e o seu rigor histórico na descrição dos cenários e nas vivências em que a narrativa se desenrola.
excelente parabens maria joao obrigado por estes momentos de leitura.....