Wook.pt - Ilustração e Banda Desenhada no Ar.Co.

Ilustração e Banda Desenhada no Ar.Co.

de Vários 

15,90€
10%
Portes
Grátis
em stock
10% de desconto em CARTÃO
Em stock - Envio imediato
portes grátis
Sinopse

O departamento de Ilustração / Banda Desenhada do Ar.Co tem vindo a desenvolver um trabalho pedagógico continuado na área da ilustração editorial de imprensa e a colaborar, neste âmbito, com várias revistas e jornais.
Grande parte deste trabalho centra-se na compreensão e aprendizagem dos mecanismos criativos e técnicos relacionando imagem e palavra de forma directa ou metafórica, produzindo uma expressão autoral.
Os trabalhos aqui impressos foram desenvolvidos no contexto do curso, subordinaram-se ao tema geral da Colecção Reticências, foram acompanhados pelos formadores e apresentam-se ao público como objectos finalizados com competência gráfica e autoral.

Autores: Oscar Martinez - Josna Silvestre - Tiago Martins - Maria Imaginário - Vasco Martins

Excertos
«Notas tópicas sobre ideias utópicas.
1. As utopias fascinam. O fascínio é feito de ignorância, pelo menos parcial. Prefiro considerar as utopias, todas elas, com Cioran, uma forma de ingenuidade, se não mesmo de loucura. A faculdade que se lhe deve votar é antes o cepticismo. Independentemente da mais corrente das atitudes.
2. A mais antiga utopia, e que se encontra permanentemente no passado, é o do "jardim fechado", o paraíso terrestre que abandonámos; a Idade de Ouro, Atlântida, o ventre materno, são suas variações. As mais recentes, que vieram com a modernidade, apontam ao futuro, um futuro qualquer, e podem revestir-se do mais maleável e fantástico dos plásticos e tecnologias tanto quanto retornar a um estado da Natureza (que jamais existiu): expressa-se nos mais diversos graus de natureza política (-ismos.1) ou artística (outros -ismos.2). O facto de poder dizer "utopias" e inventariar seus autores esbate a força de cada uma.
3. A própria palavra parece prometer um lugar cuja única certeza que nos oferece é que "não é aqui" Impelindo-nos, portanto, a um movimento de viagem ou a um gesto de construção. Bebendo dos ícones de ambos os tipos de -ismos referidos acima, Oscar Martinez expressa esse estímulo, com um grão de sal de ironia.
4. A faceta brilhante da utopia é permitir ver e pensar para além das coisas "tal qual elas são", ou seja, não aceitar sequer a possibilidade das coisas serem alguma coisa de certo. Assim, podemos imaginálas (torná-las imagem) como cidades visíveis ou ocultas, ilhas de meios-dias ou Laputas, enseadas amenas ou portos blindados, terras do Nunca: Joana Silvestre contorna-as a lápis.
5. De utopia deriva eutopia - "boas" utopias, que se confunde com o primeiro termo, sede do que passou, plano para o que virá - e distopias - "más" utopias, quer as da ficção quer as que se vieram a provar por terem sido implementadas (novamente os -ismos, mormente os .1); são as terras do Nunca-mais-outra-vez ou do Esperemos-que-nunca: Tiago Martins, d’aprés Huxley, ilustraas, falsamente felizes.
6. Se não é aqui, mas ali, tem de haver melhores galinhas no campo da vizinha. Simples variação do João-que-ri e João-que-chora, Vasco Martins mostra que, de facto, rir não só é o melhor remédio como mais vale um riso no ar do que dois chorares na mão.
7. De todas estas topias, há ainda as heterotopias, "espaços outros" (Foucault). A banda desenhada e a ilustração, por viverem um tanto ou quanto fora do círculo maior do diálogo das artes - não por fraqueza sua, mas por falta de rigor do olhar ecuménico dessas mesmas artes -, acabam por se constituir numa heterotopia, um alhures no qual ainda se podem experimentar determinadas linguagens que se têm afastado de outros meios (a emoção, a figuração redonda, a plena narrativa), e também no qual já se procuram efectivar conceitos inalcançáveis por agora (corpos perfeitos, sociedades futuras, ciências livres, deslimitação de praticamente tudo, a fantasia na rua).
8. Maria Imaginário abre espaço a esse espaço: sob a ilusão de pequeno conto para os mais pequenos, o delicodoce imaginário oculta qualquer coisa de mais negro, de podre, de esquisito, ainda que não saibamos o quê.
9. Aviso à navegação: muitos se preocupam e querem impedir o 1984, de George Orwell, de acontecer. Não há problema, é impossível realizar-se. Já O Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, é que já vingou. CCTV, chip e Cartão de Cidadão. Fia-te na virgem e não corras.»
Pedro Moura

Ilustração e Banda Desenhada no Ar.Co.
de Vários 
ISBN: 9789728469726Edição ou reimpressão: Editor: IST - Instituto Superior TécnicoIdioma: PortuguêsDimensões: 181 x 300 x 5 mmPáginas: 32Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros em Português > Arte > Design e Ilustração
X
Coloque aqui o seu comentário
Ilustração e Banda Desenhada no Ar.Co.
a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
wook deve saber
Promoção válida para o dia 29-05-2017

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
X
recomendar
Ilustração e Banda Desenhada no Ar.Co. de Vários 
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.
Caso este produto fique disponível, será alertado por email
X
wook deve saber
Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
X
wook deve saber
Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:
Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.
X
wook deve saber
O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
X
wook deve saber
O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes, ou devolução do valor em cartão, para Portugal continental em CTT Expresso Clássico ou Rede Pickup. 30% de desconto, ou devolução em cartão, nos envios para as ilhas dos Açores e Madeira, em CTT Expresso Clássico. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.
X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm envio previsto a partir da data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
Temos pena de o ver partir!
Pode voltar a subscrever as nossas newsletters a qualquer momento, na sua área de cliente em "Newsletters".
Junte-se à comunidade wook nas redes sociais:
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.