Homossexualidade e Resistência no Estado Novo

de Raquel Afonso

editor: Lua Eléctrica, outubro de 2019
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Nesta investigação, que cruza uma recolha exaustiva de testemunhos reais a um sólido trabalho científico, aborda-se a visão da homossexualidade durante o salazarismo. Numa síntese perfeita de História e Antropologia, visitamos o Estado Novo nos seus parâmetros estatais, a partir de três eixos centrais e que fazem o seu fundo científico: a diferença de tratamento devido à classe social; o eixo do não-dito, e a visão da sexualidade a partir da referência do masculino.

Este é um estudo que pretende ligar a investigação académica à sociedade e aos movimentos cívicos. Este é um livro de memórias. Procurou-se dar voz a quem não conseguia expressar-se. Procurou-se compreender uma parte da Ditadura que tem sido muitas vezes relegada para a sombra. Aqui, procurou-se desconstruir um tempo pretérito, do qual pouco se sabe e pouco se fala em Portugal. Não porque se queira ficar «agarrado» à história, porque há futuro, mas porque é necessário conhecer o que está para trás para se poder caminhar para a frente.

Homossexualidade e Resistência no Estado Novo

de Raquel Afonso

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895438013
Editor: Lua Eléctrica
Data de Lançamento: outubro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 138 x 209 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 256
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > História e Metodologia Científica
EAN: 9789895438013
e e e e e

Esclarecedor e revelador

CM

Uma investigação brilhante de uma jovem estudante que transformou a sua tese num livro que nos revela o que era ser homossexual durante uma ditadura. Testemunhos reais que relatam experiências de pessoas rotuladas como "doentes" e / ou "criminosos". Vale a pena a leitura!

Raquel Afonso

Nasceu em Julho de 1994, em Sintra. Licenciou-se em Antropologia, pela NOVA-FCSH em 2016. Em 2018 concluiu o mestrado em Antropologia – Temas Contemporâneos, pela mesma faculdade. Investigadora integrada do IHC-NOVA, é doutoranda em Estudos de Género (ISCSP/NOVA-FCSH/NOVA-FD), estando a fazer investigação acerca da homossexualidade, lesbianismo e formas de resistência nas ditaduras ibéricas do século XX, através de uma perspetiva comparada. As suas áreas de investigação centram-se atualmente nos Estudos LGBTI, Memória e Resistência.

(ver mais)