10% de desconto

Homens (Deste Mundo)

de Sérgio S.M. Fonseca

editor: Editorial Minerva, dezembro de 2009
A palavra poesia significa na sua raiz grega, criação, fabrico, produção. Um dos aspectos que mais me cativa na poesia é que para além de ser fruto de um trabalho criativo, permite ao leitor ser co-criador, isto é, a partir da sua leitura somos levados, através da reflexão e da critividade, a criar os nossos próprios cenários e a pensar mais aprofundadamente sobre os temas apresentados, alguns mais presentes no nosso dia-a-dia, outros menos.

A leitura do "Homens (deste mundo)" teve em mim esse efeito de estimular a reflexão e gostei muito da sua leitura.

Gostei sobretudo da capacidade do autor em tratar temas tão díspares como os aqui apresentados e da forma como o fez, simples mas com uma profundidade, por vezes, muito forte.

O realismo, algumas vezes, cru como do caso de "Estrelas Cadentes", "Homens de Sobra" ou " O Homem que não nasceu"; o convite à mudança em "Renasçamos" ou em "Poema alado"; e o estímulo ao inconformismo e a acção que a leitura de "Ainda podemos" induz, tornam, como diz o autor, a leitura deste livro uma aventura que vale a pena ter.

Esta abrangência temática da obra só poderia ser feita por uma pessoa que tivesse uma experiência de vida abrangente, como é o caso do Mestre Sérgio Fonseca.

Conheço o Mestre Sérgio Fonseca desde há alguns anos da actividade académica e do mundo da formação profissional. Guardo desde o início, o extremo rigor, profissionalismo e entusiamo com que encara a sua vida profissional, tendo tido resultados francamente interessantes na sua intervenção ao longo dos vários projectos em que esteve envolvido.

Fiquei surpreendido ao saber que uma pessoa que tinha uma carreira técnica tão intensa, tinha também uma actividade como a poesia. Fica clara que a sua experiência como militar e a sua vivência académica, conferiram ao Mestre Sérgio Fonseca um conhecimento de vida e do relacionamento humano muito próprios e que se reflectem em muitos dos textos aqui escritos.

Espero sinceramente que este seja o primeiro de muitos livros de poesia do Mestre Sérgio Fonseca, e desejo-lhe muito sucesso na sua vida profissional e, agora também, literária.

Partilhar. Este é o principal objectivo de quem escreve. Partilhar o que sentimos, o que pensamos, o que sonhamos. Partilhar o que perdemos e ganhamos. Partilhar as palavras que dão sentido ao sentido da nossa vida. Fazê-lo com quem gostamos e com quem provavelmente nunca teremos oportunidade de nos cruzar. Porque da partilha brota a reflexão, a mudança, o questionamento do nosso ser, este ser que se constrói e reconstrói na relação com o outro.

Partilhar permite ainda perceber que alguém nos ouve, que não estamos sós, que esse outro se predispõe a dispensar o seu tempo e o seu espaço para estar, pensar e sentir connosco, viajar por entre as palavras, sentidos e despontares de cada sílaba, palavra ou verso que se vai sorvendo. Não importa se há concordância com o que escrevemos, o que importa mesmo é que dessa partilha se criem laços, pois como disse Herman Melville, “não podemos viver isolados porque as nossas vidas estão ligadas por mil laços invisíveis.” Enfim, partilhar a subtileza das palavras que escondem a dignidade do seu sentido, de cada madruga e ocaso, de nossos afectos e odores, do devir, da pequenez de cada um dos nossos planetas.

Da parte do poeta, essa é a sua tarefa, partilhar, tornar visível aos olhos o que é essencial à vida dos homens, cativar com os seus ditongos, rimas e metáforas, porque o poeta sabe que cada um dos seus versos jamais renunciará a clareza com que o seu coração fala, porque o poeta sabe que sempre que despertar alguém com uma estrofe se sentirá responsável pela mudança que advirá.

Homens (Deste Mundo)

de Sérgio S.M. Fonseca

Propriedade Descrição
ISBN: 9789725917626
Editor: Editorial Minerva
Data de Lançamento: dezembro de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 145 x 210 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 104
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789725917626
Sérgio S.M. Fonseca

Sérgio Fonseca nasceu em Angola, na cidade de Huambo (antiga Nova Lisboa), em 1963. Fazendo parte daqueles portugueses a que muitos outros apelidaram de "Retornados", chega a Portugal em 1975, supostamente para passar "férias graciosas" com os seus pais e irmã. E não mais voltou. Desde então, o seu percurso de vida é feito na cidade de Lisboa, a sua cidade de eleição. Inicia a sua actividade profissional muito cedo. Conhece na Instituição Militar uma das principais referências de aprendizagem para a vida. Viria a assumir, entretanto, funções ligadas à gestão de Recursos Humanos em diversas companhias e organizações. Foi docente do Ensino Superior. Recentemente, foi Director de uma IPSS. Licenciado em Sociologia, Mestre em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, doutorou-se em 2012 em Ciências da Educação, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UNL). Desde 2009 o autor colabora com a Editora Minerva na publicação de alguns dos seus trabalhos, quer individuais, quer em colectâneas, tendo encontrado na poesia a sua forma de expressão preferida na partilha dos seus valores e ideais.

(ver mais)