História do Pensamento Filosófico Português. As Luzes (Volume III)

de Pedro Calafate

editor: Editorial Caminho
VENDA O SEU LIVRO i
       O volume terceiro da História do Pensamento Filosófico Português é dedicado à filosofia das Luzes, abrangendo com maior intensidade o final do reinado de D. João V e o consulado pombalino. Nele se estuda a dinâmica da ilustração portuguesa, as suas confluências com o pensamento europeu da época e as suas especificidades, evidenciando uma maior proximidade com o chamado iluminismo italiano.
       Contrariamente ao que sucedeu com os anteriores volumes, não fazemos aqui uma abordagem individualizada por autor, mas um estudo amplo das grandes unidades temáticas das Luzes: a filosofia da história, marcando o triunfo dos «modernos» sobre os «antigos» num contexto de afirmação do eclectismo; a filosofia política, veiculando os ideais do despotismo esclarecido como variante do Estado absoluto; a filosofia jurídica, mediante a abertura aos grandes temas do direito natural moderno; a ética, postulando o ideal de autonomia da razão perante a moral revelada, embora num contexto de necessária harmonização; o pensamento económico, no contexto do mercantilismo e da fisiocracia; o amplo conceito de filosofia mediante o qual se afirma o recuo da metafísica e o triunfo da física experimental de raiz newtoniana; a estética do neoclassicismo associada ao triunfo do geometrismo e à condenação do barroco seiscentista; a lógica, sobretudo no quadro da teoria das ideias e da teorização do conceito de método que tanta importância teria na condenação das práticas pedagógicas da Companhia de Jesus; a conciliação entre a ciência e a religião, mediante a formulação de uma física teológica que do conhecimento das coisas criadas conduz ao conhecimento dos atributos do Criador; as polémicas sobre o estatuto do acaso e do milagre no âmbito do conceito de natureza e, finalmente, a intensidade de uma apologética que não deu espaço à afirmação do deísmo e do materialismo. São estes os principais temas aqui estudados, de modo simultaneamente aprofundado e sintético.

História do Pensamento Filosófico Português. As Luzes (Volume III)

de Pedro Calafate

ISBN: 9789722114264
Editor: Editorial Caminho
Idioma: Português
Dimensões: 174 x 248 x 30 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 504
Tipo de produto: Livro
Coleção: Fora de Colecção - Diversos
Classificação temática: Livros em Português > Dicionários e Enciclopédias Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789722114264
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Excelente iniciativa

João L

O paciente e exaustivo trabalho do Prof. Pedro Calafate é único no nosso panorama editorial. Trata-se de um levantamento exaustivo do pensamento filosófico português, tantas vezes secundarizado face a outros países Europeus, em grande parte por desconhecimento. Em particular, este volume aborda a problemática do Iluminismo em Portugal, dando resposta a uma questão disputada na historiografia: será que as "luzes" chegaram efetivamente ao nosso país?

e e e e e

excelente obra

Elizabeth terezinha scorsin de oliveira

A obra História do Pensamento Filosófico Português Vol III - As Luzes - apresenta um amplo panorama das ideias circulantes em Portugal desde o final do século XVII até o XVIII. O prof. Calafate aponta a originalidade dos debates ocorridos nesse período. Os autores colaboradores evidenciam os diversos aspectos das discussões entre os intelectuais portugueses setecentistas. Obra de suma importância para a compreensão do iluminismo português. Elizabeth Terezinha Scorsin de Oliveira

Pedro Calafate

Pedro Calafate é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tornou-se mestre em 1985 e doutor em Filosofia em 1992 pela mesma Universidade. É Professor Catedrático do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Especialista em Filosofia e Cultura em Portugal, com especial incidência no período moderno, séculos XV-XVIII, nomeadamente no estudo do Barroco e do Racionalismo Iluminista do século XVIII. Possui uma vasta bibliografia.

(ver mais)