História da Primeira República Portuguesa

de Maria Fernanda Rollo e Fernando Rosas

editor: Tinta da China, maio de 2009
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Em que cenário é que Portugal transitou da Monarquia para a República? Qual a intervenção e a atitude da população face ao novo regime? Quais as aspirações dos republicanos ao assumirem o poder? Que sucessos e que fracassos obtiveram? Porque caiu a República, abrindo caminho a meio século de ditadura?
A amplitude e profundidade de perspectivas é aqui assegurada por uma dinâmica equipa de investigadores do Instituto de História Contemporânea, cuja competência possibilitou, finalmente, a publicação de um volume que cobre todas as vertentes necessárias à compreensão plena do primeiro período republicano português: historiografia política, económica, social, cultural, religiosa.
«Propomos, neste volume, vários entendimentos para essa curta mas rica e complexa República de 16 anos que, longe de ser a aurora emancipadora e progressista que os seus apologistas e apoiantes anunciavam, desejavam e por que se bateram, acabou por se transformar na conturbada crise terminal do liberalismo português a que sucederia o longo ciclo de autoritarismo. Como venceu a República em 1910? Que contradições, que dificuldades viveu, como as resolveu, ou não, até à terrível aventura da participação na Grande Guerra? Que projectos delineou, que portas abriu ou tentou abrir nos vários campos em que procurou apostar? E como renasceu do pós-guerra, após o breve mas premonitório intervalo sidonista? Que República ou que repúblicas e anti-repúblicas foram essas que então se realinharam, também em Portugal, para a grande batalha social e política que anunciava na Europa a época dos fascismos? Afinal, porque venceu e porque morreu a Primeira República? E o que ficou dela como património de memória e reflexão para a democracia de hoje?» —da Introdução

Autores:
Alice Samara, Ana Catarina Pinto, Ana Pires, Aniceto Afonso, António Reis, David Pereira, Ernesto Castro Leal, Fernando Rosas, Filipe Ribeiro de Meneses, Isabel Pestana Marques, João Serra, Joana Pereira, Luís Farinha, Maria Cândida Proença, Maria Eugénia Mata, Maria Fernanda Rollo, Sílvia Correia e Vítor Neto.

História da Primeira República Portuguesa

de Maria Fernanda Rollo e Fernando Rosas

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728955984
Editor: Tinta da China
Data de Lançamento: maio de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 233 x 32 mm
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 9789728955984
e e e e e

Bastante Detalhado

M.C

Um livro bastante detalhado e preciso que expõe as condições que determinaram a emergência da República, o processo de implantação da mesma e a vigência deste novo regime. Como se trata de um livro escrito por múltiplos autores, há capítulos cuja leitura é mais fácil ou apelativa, mas de uma forma geral é um livro conciso e fundamental para a compreensão deste período histórico, sobretudo para os alunos do curso de História.

e e e e E

Excelente livro

Manuel Gomes

Uma obra excelente sobre este conturbado período da história nacional. Completa abordagem a muitos dos temas essenciais deste período, como o papel da 1ª Guerra Mundial no destino da República, ou as causas para o 28 de Maio.

Os Postais da Primeira República

Os Postais da Primeira República

10%
Tinta da China
32,31€ 10% CARTÃO
portes grátis