História da Madeira - Volume IV Livro
Século XVIII - A Nova Arquitetura de Poderes
de Rui Carita
Sobre
o LivroO século XVIII marcou, na Madeira, a efetivação da centralização régia, que as dificuldades de comunicação do século anterior não tinham facilitado, com a afirmação do poder do governador e capitão-general, do prelado diocesano e do provedor da fazenda, logicamente, nem sempre em perfeita consonância.
Afirma-se, entretanto, a câmara do Funchal, como cabeça desta Ilha, correspondendo-se diretamente com a corte de Lisboa, embora nem sempre a mesma lhe responda e acentua-se o domínio, quase absoluto, da produção e do comércio vinícola, tal como dos comerciantes britânicos, que só perto dos finais desse século encontram casas comerciais madeirenses para lhes fazer concorrência.
Os contatos internacionais da sociedade madeirense levam à constituição das lojas maçónicas, o que implicou, depois, uma intensa perseguição, primeiro da Igreja e, depois, do governador, mas lançando, a curto prazo, as bases da implementação do Liberalismo, instituído nos inícios do século seguinte.
Uma colecção a não perder... adoro todos os volumes! Imagens lindas!!! Um texto muito completo e rico que deixa qualquer leitor rendido. Desde o volume 1, uma fã!
Continua a saga de conhecimento partilhado desde o primeiro volume desta coleção. Ora leiam lá este trecho: "O séc. XVIII consolidou na Europa a ideia já defendida sumariamente pelos reis de Portugal, de um poder político de origem divina, delegado diretamente no soberano, que o exercia quase sem limites".
Impossível compreender o que foi o século 18 madeirense sem passar por esta obra. Soberbamente ilustrada, numa edição com o rigor que o autor já nos habituou, começamos a compreender as raízes da autonomia que entendemos, de forma errada, nascer apenas no pós-25 de Abril.
Uma volume indispensável para qualquer amante da nossa História. Da História de Portugal e da lusofonia. As imagens são fascinantes. Adorei! Um comentário especial para as pequenas notas explicativas que encontramos em várias páginas.
Recomendo a leitura deste livro a toda a gente, especialmente àqueles que desejam ler uma obra com um estilo de escrita original e rigoroso. Gostei muito das inúmeras ilustrações e fotografias!
Admirável colecção sobre 6 séculos de História do arquipélago. Um volume muito bem ilustrado e com o habitual texto informativo e repleto de curiosidades. Uma vez mais: recomendo!
A forma cuidada da escrita não torna a obra enfadonha e chata. Muito rigorosa, com uma análise profunda e agradável desse século. Acompanha um conjunto vasto de imagens: pinturas, esculturas, edificações e paisagens. Cativante!!!
Um volume que continua a mesma linha de rigor e qualidade dos anteriores. Gostei!