10% de desconto

Graça Morais: a Grande Arte Tem a Dimensão do Mistério

de José Jorge Letria

editor: Editora Guerra & Paz, novembro de 2018
Há 70 anos, uma pequena aldeia de Trás-os-Montes viu nascer uma das maiores pintoras da actualidade. Numa conversa franca com José Jorge Letria, Graça Morais fala das suas origens e da infância, marcada por uma enorme liberdade e proximidade com a natureza, tanto na aldeia do Vieiro como em Moçambique, para onde partiu com a mãe e os irmãos, ao encontro do pai. Estas memórias revelaram-se, mais tarde, depois de regressar a Portugal e estudar Pintura, elementos fundamentais na sua arte. A descoberta de Van Gogh e de Francis Bacon, duas das maiores referências de Graça Morais, foi determinante no seu percurso.
Hoje, pinta quadros mais pequenos, num ateliê improvisado em Lisboa, para onde se viu obrigada a mudar, revoltada com as consequências da actual especulação imobiliária. Graça Morais reflecte ainda sobre as mudanças que se têm observado no mercado da arte nos últimos anos e o impacto das novas tecnologias.

Graça Morais: a Grande Arte Tem a Dimensão do Mistério

de José Jorge Letria

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897024467
Editor: Editora Guerra & Paz
Data de Lançamento: novembro de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 208 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 152
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789897024467
José Jorge Letria

José Jorge Letria é ficcionista, jornalista, poeta, dramaturgo. Nasceu em Cascais, em 1951, onde foi vereador da Cultura de 1994 a 2002. Traduzido em mais de dez idiomas, foi premiado em Portugal e no estrangeiro: destacam-se dois Grandes Prémios da APE, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Eça de Queiroz – Município de Lisboa, o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prémio de Poesia Guerra Junqueiro. As antologias "O Fantasma da Obra", "O Livro Branco da Melancolia" e "Poesia Escolhida" condensam o essencial da sua poesia. Foi, ao lado de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, um destacado cantor político, tendo sido agraciado, em 1997, com a Ordem da Liberdade. É mestre em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa e pós-graduado em Jornalismo Internacional. Doutorou-se com distinção em Ciências da Comunicação no ISCTE. É presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, presidiu ao Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores (GESAC), com sede em Bruxelas, e ao Comité Europeu de Sociedades de Autores da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores, com sede em Paris.

(ver mais)
Visconde de Seabra

Visconde de Seabra

10%
Alêtheia Editores
17,50€ 10% CARTÃO
portes grátis