10% de desconto

Gonçalo Sampaio

Professor e Botânico Notável

de João Cabral

editor: U.Porto Editorial, junho de 2009
VENDA O SEU LIVRO i
Gonçalo Sampaio (1865-1937) foi nomeado, em 1901, naturalista-adjunto de botânica da Academia Politécnica do Porto, sendo contratado como professor da Faculdade de Ciências do Porto, em 1912.
Desde início revela uma marcada preocupação com a nomenclatura botânica, apresentando alguns princípios divergentes dos seguidos no Código de Nomenclatura Botânica oficial.
Gonçalo Sampaio estudou também, com profundidade, a música popular minhota, e teve ainda uma actividade política destacada.
Defendendo acerrimamente os seus princípios e modos de ver, tanto no campo científico como no político, da vida e obra de Gonçalo Sampaio ressaltam o método e a organização, a audácia e a inovação, o espírito crítico e de síntese.
Este trabalho é uma biografia de Gonçalo Sampaio, na sua dimensão de naturalista botânico e professor universitário, e uma contribuição para o estudo da História da Botânica em Portugal, do final do século XIX e início do século XX.

Gonçalo Sampaio

Professor e Botânico Notável

de João Cabral

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728025847
Editor: U.Porto Editorial
Data de Lançamento: junho de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 179 x 247 x 33 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 336
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Botânica Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789728025847
João Cabral

João Paulo S. Cabral é licenciado em História, e licenciado e doutorado em Biologia.
É, desde 1991, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde ensina biologia e história da biologia.
Tem dedicado parte da sua investigação à história da botânica em Portugal, da qual resultou a publicação de vários livros e artigos sobre a vida e obra de Gonçalo Sampaio, artigos sobre Rocha Peixoto, Padre Jerónimo Lobo e Garcia de Orta, e uma monografia sobre a história da botânica.
Os seus trabalhos foram publicados em revistas nacionais (Boletim Cultural da Póvoa de Varzim, Brotéria, Memórias da Sociedade Broteriana) e internacionais (Botanica Complutensis, Murguía, Boletín de la Real Sociedad Española de Historia Natural, Asclepio, Llull e Archives of Natural History), e em editoras como a Editora UP, Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Colibri.netcabo.pt.

(ver mais)
Darwin

Darwin

10%
Publicações Europa-América
23,50€ 10% CARTÃO
portes grátis