Gestão das Operações
Uma abordagem integrada
de Joaquim Silva Ribeiro e Victor Sequeira Roldão
Sobre
o LivroLivro especialmente dirigido aos profissionais e universitários da área da produção e operações que fornece um conjunto de técnicas para a melhoria das organizações. A primeira secção do livro aborda os aspectos que determinam a organização: estratégia, qualidade, flexibilidade e capacidade. A segunda secção foca o lançamento de um novo empreendimento: da concepção do produto à organização do trabalho. Na terceira secção encontram-se os aspectos inerentes ao planeamento e programação incluindo a gestão de materiais. A quarta secção é dedicada aos modelos e sistemas de informação. Na quinta secção é estudada a avaliação de desempenho. Ao longo dos vários capítulos são apresentados problemas resolvidos, check-lists de revisão sistemática, estudo de casos e referências bibliográficas. O livro contém ainda um glossário dos termos mais importantes.
Actualmente, as organizações empresariais representam um papel da maior importância na geração de riqueza e na satisfação das necessidades da sociedade. No interior das organizações é a função Produção e Operações que integra o conjunto de meios através dos quais são produzidos os bens e serviços consumidos pelo mercado global. Ou seja, a função Produção e Operações1 é o conjunto de processos no interior das organizações que adquire inputs (trabalho, capital, materiais, energia, informação…) e os transforma em outputs (bens e serviços) consumidos pelo mercado. Quando são referidos bens trata-se de produtos físicos e, o termo de produção que lhes está associado é o fabrico. Quando se refere serviços trata-se de produtos intangíveis.
A Gestão de Operações é designada como o processo de tomada de decisões referente à transformação de inputs em outputs que envolve, nomeadamente, os seguintes aspectos: concepção do produto, escolha do processo e da tecnologia, organização do trabalho, dimensionamento da capacidade, planeamento, programação e controlo, gestão de stocks, gestão e melhoria da qualidade, avaliação do desempenho.
A gestão das operações que se processa no interior das organizações é hoje extremamente exigente pois o mundo está continuamente sujeito a grandes mudanças que obrigam a um permanente redireccionamento desta função. Nesta perspectiva, são particularmente importantes e têm uma marcada incidência na Produção e Operações o movimento no sentido da globalização e da economia do conhecimento, as alterações na estrutura das organizações, o impacto crescente das tecnologias de informação e a evolução para uma sociedade em que os serviços são cada vez mais importantes.
(...)
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoLivros em Português > Gestão > Gestão e Organização
Bom livro para quem queira estudar a cadeira de Gestão de Operações. Poderia haver no fim de determinados capítulos exercícios com a respetiva resolução, principalmente naqueles capítulos mais práticos.
Um livro muito interessante e bem concebido.
Um livro muito interessante e bem concebido e orientado para quem procura uma perspectiva evolutiva sobre a Gestão das Operações.
Um livro muito bem estruturado, claro nas explicações e com exemplos muito elucidativos. A sua leitura contribui para uma preparação sólida em disciplinas de gestão e economia relacionadas com a logística e a gestão das operações.