Foi Assim
de Zita Seabra
10,90€
i
10% de desconto em CARTÃO
Em stock
Sobre
o Livro
Sinopse
A história de vida de Zita Seabra, da infância à juventude e clandestinidade e à vida adulta, no PCP até à rutura com os ideais comunistas. Sem se justificar, sempre cândida e às vezes comovedora, Zita Seabra fala naturalmente de um mundo fantástico e brutal, que nunca foi descrito com tanta intimidade e tanta exactidão.
Foi Assim é «o livro que faltava para perceber a grande tragédia do comunismo português» - tal como observa tão bem Pulido Valente.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Foi Assim
ISBN
9789896221133
Editor:
Alêtheia Editores
Idioma:
Português
Dimensões:
150 x 240 x 27 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
448
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> Literatura
> Biografias
Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
excelente livro sobre a história de Zita Seabra no PCP, adquiri depois de assistir no #themtube a uma longa entrevista em que ela no fundo resume o livro. recomendado especialmente a quem ainda acredita em partidos socialistas.
Uma obra adicional para quem se interessa pela comunismo. Apesar de centrado na história de Zita Seabra, ajuda-nos a compreender melhor determinados aspectos, dos quais ninguém gosta de falar, ou simplesmente prefere ignorar sobre o comunismo.
O desfazer do mito do comunismo como o sol do mundo.
Um bom livro histórico-biográfico para perceber a um pouco da evolução do comunismo em Portugal, contrastando a época Salazarista e depois a sua real faceta aquando a democracia. Confesso que esperava mais "tempo de antena" na questão da dissidência de Zita Seabra e da perseguição a que foi submetida. Mas dá para entender o que é na prática real, o comunismo e os objectivos retrógrados do PCP.
“Foi Assim”, o livro escrito por Zita Seabra é um fascinante relato da vivência pessoal da autora como militante do PCP. Uma militância que se iniciou nos bancos do Liceu e que culminou na sua expulsão do Partido de Cunhal. Uma vida que não foi fácil porque passou a sua adolescência na clandestinidade. Ler este livro é, não só, conhecer o trajecto político de uma jovem que anseia por liberdade mas, também, a vivência de um país amordaçado por uma ditadura fascista que algemou a alma portuguesa por cerca de 50 anos. O registo de Zita Seabra é uma fantástica aula de História, atravessando o período conturbado do PREC (Processo Revolucionário em Curso) e Verão Quente e os acontecimentos do 25 de Novembro de 1975. Ao mesmo tempo, é também, a história (trágica) do Comunismo português e internacional. Leitura fácil e agradável, uma vez começada, vai ser difícil parar. Ler este livro é essencial.