Fitoterapia Contemporânea

Tradição e Ciência na Prática Clínica

de Paulo Henrique de Oliveira Leda, Ivone Manzali de Sá, Gláucia de Azevedo Saad e Antonio Carlos Seixlack

editor: Editora Elsevier
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Fitoterapia Contemporânea apresenta a fitoterapia clínica como uma ciência que reúne conhecimentos científicos e tradicionais utilizados no diagnóstico e no tratamento dos pacientes. A obra retrata a experiência dos autores, médicos e farmacêuticos atuantes na área e traduz uma das abordagens possíveis dentre as diversas estratégias utilizadas para promover a saúde e curar patologias. Ela destinase, sobretudo, aos médicos clínicos e especialistas que se interessam em prescrever fitoterápicos para seus pacientes.

Fichas técnicas de plantas medicinais em ordem alfabética apresentam, de forma sucinta e visual, nomes, fotos, origens, indicações, posologias, precauções, toxidade, entre outros, permitindo entendimento completo das propriedades e aplicabilidades dessas plantas. Descrição dos principais sistemas médicos, o que possibilita melhor abordagem terapêutica, associando os conceitos tradicionais e científicos à fitoterapia.
Noções de botânica com classificação, nomenclatura e exemplos práticos proporcionam melhor entendimento da importância desta área, minimizando os riscos do uso incorreto de plantas medicinais. Fitoquímica e farmacologia aplicadas, que correlacionam os principais constituintes químicos à sua importância para as atividades farmacológicas.
Diagnóstico e prescrição, conjugando parâmetros da biomedicina, medicina tradicional chinesa e medicina ayurvédica, capacitam os profissionais a elaborarem fórmulas fitoterápicas visando a melhora global do paciente.
Farmacotécnica explica como preparar um medicamento fitoterápico, a forma correta de prescrevê-los e sua importância na instrução feita pelos farmacêuticos quanto ao uso correto e seguro desses medicamentos pelos profissionais da saúde.
Casos clínicos presentes ao longo do livro, objetivam discutir, fixar e facilitar o uso do conhecimento oferecido.
Anexos, com políticas públicas em plantas medicinais e fitoterapia, ferramentas de busca de pesquisa, glossário e relação de fitoterápicos registrados na Anvisa, apresentam o panorama nacional das experiências no serviço público com plantas medicinais e fitoterapia, garantindo a qualidade e a segurança dos medicamentos.

Fitoterapia Contemporânea

Tradição e Ciência na Prática Clínica

de Antonio Carlos Seixlack, Gláucia de Azevedo Saad, Ivone Manzali de Sá e Paulo Henrique de Oliveira Leda

ISBN: 9788535232417
Editor: Editora Elsevier
Idioma: Português do Brasil, Português
Dimensões: 171 x 241 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 424
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Medicina > Medicinas Alternativas
EAN: 9788535232417