Filosofia em Tempo de Terror

Diálogos com Jürgen Habermas e Jacques Derrida

de Giovanna Borradori

editor: Campo das Letras, abril de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
A ideia que deu origem a esta obra nasceu poucas horas depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro. Algumas semanas após este trágico acontecimento, Giovanna Borradori encontrou-se, separadamente, com Jürgen Habermas e Jacques Derrida em Nova Iorque.
Destas entrevistas surgiu assim um encontro pioneiro entre dois dos mais influentes pensadores do nosso tempo: aqui, pela primeira vez, Habermas e Derrida superam o antagonismo histórico que os separa e concordam em surgir lado a lado.
Como seria de esperar, o diálogo de Habermas é denso, compacto e elegantemente tradicional. Derrida, por outro lado, leva o leitor por um caminho longo, sinuoso e imprevisível. No entanto, notam-se pontos de contacto inesperados entre os dois filósofos: ambos suspeitam profundamente do conceito de "terrorismo" e ambos entrevêem a necessidade de uma transição do direito internacional clássico, assente no modelo dos estados-nação, para uma nova ordem cosmopolita baseada em alianças continentais.
A uma retórica cada vez mais polarizada entre o bem e o mal, Derrida e Habermas contrapõem a desconstrução e reconstrução daquilo que pensávamos saber sobre o terrorismo e sobre a sua magnitude no século XXI.

"É indubitável que a incerteza do perigo faz parte da essência do terrorismo. Mas os cenários de guerra biológica ou química descritos em pormenor pelos meios de comunicação social norte-americanos durante os meses que se seguiram ao 11 de Setembro, as especulações sobre os vários tipos de terrorismo nuclear, servem apenas para revelar a incapacidade do governo em determinar pelo menos a dimensão do perigo".
Jürgen Habermas

"Mais do que a destruição das Torres Gémeas, ou o ataque ao Pentágono, mais do que a morte de milhares de pessoas, o verdadeiro ‘terror’ consistiu e, na verdade, começou pela exposição e exploração, por o próprio alvo ter exposto e explorado a imagem deste terror".
Jacques Derrida

"Este é, sob muitas e variadas formas, o primeiro compromisso real entre Derrida e Habermas, dois eminentes pensadores que se mostram em desacordo em inúmeras questões e que até agora se considera que falam de objectivos filosóficos cruzados. Cada um deles tem afirmações originais e importantes a fazer acerca dos ataques terroristas e das suas consequências políticas, quanto mais não seja à luz da ameaça que representa a administração Bush e a sua ânsia de domínio económico e estratégico-militar a nível global. Borradori desenvolveu um excelente trabalho na edição das entrevistas e na forma como conseguiu que os seus convidados se pronunciassem sobre uma grande variedade de questões que nenhum deles discutira anteriormente com um sentido tão profundo de urgência moral e política".
Christopher Norris, Universidade de Cardiff

Filosofia em Tempo de Terror

Diálogos com Jürgen Habermas e Jacques Derrida

de Giovanna Borradori

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726108818
Editor: Campo das Letras
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 210 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 272
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 9789726108818
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Giovanna Borradori

Giovanna Borradori é Professora Associada de Filosofia no Vassar College. Publicou anteriormente "The American Philosopher: Conversations with Quine, Davidson, Putnam, Nozick, Danto, Rorty, Cavell, MacIntyre, Kuhn" e "Recoding Metaphysics: The New Italian Philosophy".

(ver mais)
The American Philosopher

The American Philosopher

10%
THE UNIVERSITY OF CHICAGO PRESS
36,05€ 10% CARTÃO
portes grátis
Jacques Derrida, La Dissemination A L' Uvre

Jacques Derrida, La Dissemination A L' Uvre

10%
MAISON DES SCIENCES DE L'HOMME
30,88€ 10% CARTÃO
portes grátis