Filipa de Lencastre Livro
de Isabel Stilwell
Sobre
o LivroFilipa de Portugal morreu de peste negra, tal como a sua mãe, a 15 de Julho de 1415. Com 55 anos. No dia 25 partiam de Lisboa 240 embarcações e um exército de 20 mil homens, entre os quais D. Duarte, o Infante D. Henrique e D. Pedro. A Praça de Ceuta caía cerca de um mês depois. D. Filipa não esperaria outra coisa dos seus filhos…Mulher de uma fé inabalável, conhecida pela sua generosidade, empreendedora e determinada a mudar os usos e costumes de uma corte tão diferente da sua, Filipa de Lencastre deu à luz, aos 29 anos, o primeiro dos seus oito filhos. A chamada Ínclita Geração, que um dia, como ela, partiria em busca de novos mundos e mudaria para sempre os destinos da nação.Frei John, o tutor já tinha previsto o seu destino nas estrelas. Nasceu Phillipa of Lancaster, filha primogénita de John of Gaunt, mas aos 29 anos deixou para trás a sua querida Inglaterra para se casar com D. João I de Portugal. A 11 de Fevereiro de 1387 o povo invadiu as ruas da cidade do Porto para aclamar carinhosamente D. Filipa de Lencastre, Rainha de Portugal. Num romance baseado numa investigação histórica cuidada, Isabel Stilwell conta-nos a vida de uma das mais importantes rainhas de Portugal. Desde a sua infância em Inglaterra, onde conhecemos a corte do século XIV, à sua chegada de barco a Portugal onde somos levados numa vertigem de sentimentos e afectos, aventuras e intrigas.
Uma história simplesmente fantástica a apaixonante.
Um grande romance, como sempre. Filipa de Lencastre permite-nos recuar no tempo, conhecer a Inglaterra medieval, a Inglaterra da infância e juventude de Filipa de Lencastre, através dos seus olhos, da história de amor dos seus pais e, após a viuvez, da amor ilícito do seu pai e da amante. Remonta-nos para uma época em que os tronos eram disputados e conquistados. Por fim, permite-nos conhecer a época histórica de consolidação de uma dinastia em Portugal, o seu esforço e constante apoio ao marido. Esta é, no fundo, a história da nossa rainha que veio de Inglaterra, é a humanização dessa grande mulher, que amou, foi amada, concebeu os herdeiros da nova linha dinástica, sofreu a perda e a dor, um exemplo de coragem e determinação.
De todos os livros da autora este foi sem dúvida o que mais marcou. Um livro que está repleto de amor do princípio ao fim. Mostra-nos a família da rainha D. Filipa e o contexto social e político que Inglaterra, Espanha e Portugal sofriam. Por outro lado, é fascinante a descrição familiar que a autora evoca.... faz nos perceber o porquê de os descendentes de D. Filipa de Lencastre e de D. João I serem apelidados de ínclita Geração.
O facto de se ter casado tarde não invalidou ter tido filhos e saber o que era ser mãe. Infelizmente não viu o triunfo dos filhos, os quais ficaram conhecidos como a Ínclita Geração.
De todos os Livros escritos pela autora, Isabel Stilwell, este é sem dúvida o meu preferido. Uma descrição detalhada, entre dois mundos diferentes, Inglaterra e Portugal.
eu sou duvidosa porque grande fã desta autora, mas, de facto, pelo seu relato simples, directo, sua atenção ao pequenos detalhes, seu cuidado ao pormenorizar a época, a sua narrativa torna-se excelente. e mais uma vez neste livro conseguiu cativar-me, ao relatar com excelência a vida de uma menina princesa totalmente ciente dos seus deveres numa rainha que transformou a sua época! grande livro! recomendo