Fernando Lopes

Um rapaz de Lisboa

de Jorge Leitão Ramos
Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, outubro de 2012 ‧
«Conheço o Fernando Lopes e trato-o por tu há bem mais de 30 anos; admirava-o muito antes de o conhecer, com ele partilhei momentos de alegria, fiz viagens, tive zangas, acompanhei-o em ocasiões de triunfo e outras menos empolgantes, com ele já trabalhei e sobre a sua obra escrevo, sem falhas, durante todo este tempo - e nem sempre em tom elogioso. Fui aos meus arquivos, à minha memória, revi os filmes, falei com algumas pessoas, não muitas, e tentei um trabalho onde a vida, a obra e a sua receção contemporânea fossem o essencial. Os factos, os filmes, o que se disse, ao tempo, sobre eles, o que eu penso agora que eles são - eis o programa sumário para este livro. Só tenho pena que ele não tivesse tido tempo de o ler.»
Jorge Leitão Ramos

Este é o primeiro título de uma coleção dedicada a biografar Autores Portugueses das várias áreas da criação literária e artística, responsabilidade editorial partilhada entre a Sociedade Portuguesa de Autores e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Fernando Lopes

Um rapaz de Lisboa

de Jorge Leitão Ramos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722720762
Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
Data de Lançamento: outubro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 198 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789722720762

SOBRE O AUTOR

Jorge Leitão Ramos

Nasceu em Odivelas, em 1952. Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico (Lisboa), em 1975. Iniciou a actividade profissional, como crítico de cinema, em 1975 no Expresso, tendo-a exercido no Jornal Novo – 1975-1976, Diário de Lisboa – 19761988, Expresso – desde 1988 até ao presente. Especialista em cinema português, tem múltiplas colaborações em obras colectivas, em Portugal e no estrangeiro. Publicou os livros Sergei Eisenstein (1982), Dicionário do Cinema Português 1962-1988 (1989), Dicionário do Cinema Português 1989-2003 (2005) – Prémio José Figueiredo 2006, da Academia Nacional de Belas-Artes, Fernando Lopes – Um Rapaz de Lisboa (2012) e Dicionário do Cinema Português 1895-1961 (2012).

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU