Eutanásia

Por que abreviar a vida?

de Leo Pessini

editor: Loyola, abril de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
O livro foi organizado em dez capítulos. Os três primeiros se constituem no pano de fundo para a contextualização da problemática da eutanásia: sobre a morte e o morrer, o envelhecimento humano, o combate da dor, a presença da tecnologia no cuidado da vida e uma radiografia dos desafios éticos do final da vida humana na contemporaneidade.

No capítulo quatro, apresenta-se a evolução histórica do conceito de eutanásia, das origens às questões éticas e legais da atualidade. A seguir, aprofundam-se quatro conceitos fundamentais no debate das questões éticas sobre a eutanásia: a dignidade humana e a qualidade de vida, os cuidados paliativos e o princípio da justiça.

Avançando numa linha de esclarecimento e aprofundamento conceitual, discorre-se a seguir sobre o entendimento do que é a eutanásia, distanásia, mistanásia e ortotanásia, reflexão contextualizada a partir da realidade da ética médica brasileira. Uma das questões-chave no debate sobre a eutanásia é o conceito de vida e morte a partir da sabedoria das grandes tradições religiosas da humanidade, que é vista no capítulo nove.

No capítulo dez, o caso Vicent Humbert (França-2003), que comoveu os franceses e teve larga repercussão mundial, é analisado na visão de quatro profissionais das seguintes especialidades: filosófica, médica, bioética e teológica. Conclui-se a reflexão retornando os pontos principais e alertando para questões-chave que precisam ser repensadas.

Eutanásia

Por que abreviar a vida?

de Leo Pessini

Propriedade Descrição
ISBN: 9788515028825
Editor: Loyola
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 230 x 77 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 384
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Religião e Moral > Moral e Ética
EAN: 9788515028825