Estudo Dirigido de 3ds Max 9 Livro
de Adriano de Oliveira
Sobre
o LivroUma abordagem didática, objetiva e explicada passo a passo caracteriza esta publicação, que explora os recursos dessa poderosa ferramenta de modelagem e render.
Mostra a área de trabalho e configuração da cena, ferramentas de desenho em 3D e 2D, comandos de edição de formas e modelagem de objetos, composição de objetos, aplicação, edição e criação de materiais, uso de luzes e câmeras, conceitos e técnicas de animação, exportação e importação de arquivos, renders estáticos e de animações.
Conteúdo indispensável para treinamentos, estudantes e profissionais da área que desejam criar objetos e personagens com qualidade realística para apresentação de trabalhos ou desenvolvimento de produtos com design arrojado e elevado grau de detalhamento, nos meios publicitário, arquitetônico e mecânico.
Índice
Capítulo 1 - Área de Trabalho
1.1 Visão geral
1.2 Área de trabalho
1.3 Painel de comandos
1.4 Viewports - Janelas de trabalho
1.4.1 Mudar vistas, layout e tamanho das viewports
1.5 Ferramentas de navegação
1.6 Formas de apresentação na viewport
1.7 Atalhos para a área de trabalho
Capítulo 2 - Configurar o Ambiente de Trabalho
2.1 Visão geral
2.2 Configurar janelas de trabalho
2.3 Configurar unidades de desenho
Capítulo 3 - Objetos Standards e Formas de Seleção
3.1 Visão geral
3.2 Criar objetos Standard Primitives
3.2.1 Box - Caixas
3.2.2 Cone
3.2.3 Sphere - Esfera
3.2.4 GeoSphere - Esfera por lados triangulares
3.2.5 Cylinder - Cilindro
3.2.6 Tube - Tubo
3.2.7 Torus
3.2.8 Pyramid - Pirâmides
3.2.9 Teapot - Chaleira
3.2.10 Plane - Plano
3.3 Nomes e cores dos objetos
3.4 Selecionar objetos
3.4.1 Seleção por clique de mouse
3.4.2 Seleção por janela
3.4.3 Outras formas de seleção
3.5 Seleção por nomes
3.6 Fixar seleção
3.7 Exercícios
Capítulo 4 - Operações Básicas
4.1 Visão geral
4.2 Eixos X, Y e Z (Pivot Point)
4.3 Mover
4.4 Rotacionar
4.5 Escala
4.6 Informar valores para mover, rotacionar ou aplicar escala
4.7 Clonar objeto
4.8 Criar várias cópias
4.9 Exercícios
Capítulo 5 - Operações entre Objetos
5.1 Visão geral
5.2 Align - Alinhar
5.3 Mirror - Espelhar
5.4 Normal Align - Alinhar por faces
5.5 Array - Matriz
5.5.1 Matriz linear
5.5.2 Matriz retangular
5.5.3 Matriz circular
Capítulo 6 - Grupos
6.1 Visão geral
6.2 Por que agrupar
6.3 Agrupar
6.4 Abrir e fechar grupos
6.5 Retirar objetos do grupo
6.6 Incluir objetos no grupo
6.7 Desfazer o grupo
Capítulo 7 - Objetos Extended e Guia Modify
7.1 Visão geral
7.2 Criar objetos Extended Primitives
7.2.1 Hedra
7.2.2 Exercício 1 - Desenhar uma bola com Hedra
7.2.3 ChamferBox - Caixa com cantos arredondados ou chanfrados
7.2.4 Oil Tank - Cilindro com pontas convexas
7.2.5 Spindle - Cilindro com pontas cônicas
7.2.6 Chamfer Cylinder - Cilindro com pontas chanfradas ou arredondadas
7.2.7 Gengon - Polígono com arestas arredondadas
7.2.8 L-Extrustion - Objeto em L com altura
7.2.9 C-Extrustion - Objeto em C com altura
7.2.10 Hose - Mola
7.3 Painel de comandos - Modify
7.4 Exercícios
Capítulo 8 - Modificadores - Etapa 1
8.1 Visão geral
8.2 Compreendendo o Stack
8.3 Tipos de modificadores de forma
8.3.1 Parametric Deformers - Deformadores paramétricos
8.3.2 Mesh Editing - Edição de malha
8.3.3 Subdivision Surfaces - Subdivisão de superfícies
8.3.4 Free Form Deformers - Deformadores livre de forma (Free Form)
8.3.5 UVW Map
8.4 Mudar o nome e copiar o conteúdo do Stack
8.4.1 Mudar o nome do Modificador
8.4.2 Copiar o conteúdo do Stack para outro objeto
8.5 Alterar a ordem dos modificadores
8.6 Ocultar o modificador
8.7 Remover um modificador
8.8 Exercícios
Capítulo 9 - Modificadores Paramétricos
9.1 Visão geral
9.2 Bend
9.3 Twist
9.4 Spherify
9.5 Taper
9.6 Stretch
9.7 Ripple
9.8 Wave
9.9 Noise
9.10 Squeeze
9.11 Slice
9.12 Cap Holes
9.13.Shell
9.14 Lattice
9.15 Controle de Sub-Objects
9.16 Combinar modificadores
9.17 Exercícios
Capítulo 10 - Edição e Subdivisão de Malhas
10.1 Visão geral
10.2 Edit Mesh
10.2.1 Abrangência da seleção - Soft Selection
10.2.2 Mover, rotacionar ou escalar o elemento selecionado
10.2.3 Seleção de vértices (Vertex)
10.2.4 Seleção de lados (Edge)
10.2.5 Seleção de faces (Face)
10.2.6 Seleção de polígonos (Polygon)
10.2.7 Seleção de elementos (Elements)
10.3 Definir canais de aplicação de materiais
10.4 Mesh Select
10.5 Face Extrude
10.6 Tessellate
10.7 TurboSmooth
10.8 Exercício - Finalizar bola
Capítulo 11 - Free Form Deformers - Deformadores Livres
11.1 Visão geral
11.2 FFD 2x2x2 - FFD 3x3x3 - FFD 4x4x4
11.3 FFD Box
11.4 FFD Cylinder
Capítulo 12 - Exercício Geral
12.1 Visão geral
12.2 Modelagem de uma poltrona
12.3 Modelagem de um aro de roda
Capítulo 13 - Shapes "Formas 2D"
13.1 Visão geral
13.2 Desenhar formas 2D
13.2.1 Desenho de linhas
13.2.2 Desenho de textos
13.2.3 Desenho de outras formas
13.3 Editar formas 2D
13.3.1 Editar retângulos
13.3.2 Render e interpolação das formas 2D
13.3.3 Editar círculos
13.3.4 Editar arcos
13.3.5 Editar elipse
13.3.6 Editar o Donut
13.3.7 Editar o NGon - Polígono
13.3.8 Editar uma estrela
13.3.9 Editar uma mola
13.4 Aplicar edição de linhas (Edit Spline)
13.4.1 Inserir e remover vértices
13.4.2 Gerar contornos "Outline"
13.5 Aplicar Fillet/Chamfer
13.6 Cortar ou estender (Trim/Extend)
13.7 Sweep - Seguir caminho
13.7.1 Mudar as propriedades da forma predefinida
13.7.2 Controle das propriedades do caminho
13.8 Lathe
13.9 Extrude
13.10 Exercícios
Capítulo 14 - Composição de Objetos
14.1 Visão geral
14.2 Booleon
14.3 Connect
14.4 Loft
14.5 Exercícios
Capítulo 15 - Ferramentas de Precisão
15.1 Visão geral3
15.2 Configuração do Snap e do Grid3
15.3 Snap 2D, 2,5D e 3D5
15.4 Grid6
15.5 Snap Angle6
15.6 Mudar posição do ponto pivô (Pivot Point)7
15.7 Exercício9
Capítulo 16 - Controle de Objetos na Tela
16.1 Visão geral
16.2 A guia Display do painel de comandos
16.3 Congelar e descongelar
16.4 Bloquear e desbloquear objetos
Capítulo 17 - Câmeras
17.1 Visão geral
17.2 Tipos de câmera
17.3 Posicionar uma câmera
17.4 Alterar as características de uma câmera
17.5 Definir altura do observador
Capítulo 18 - Materiais - Parte 1
18.1 Visão geral
18.2 Editor de materiais
18.2.1 Edição dos parâmetros básicos
18.3 Carregar materiais e abrir bibliotecas
18.3.1 Carregar materiais
18.3.2 Abrir uma biblioteca existente
18.4 Composição e tipos de materiais
18.4.1 Estudo da composição de um material
18.4.2 Tipos de material
18.5 Material/Map Browser
18.6 Aplicar materiais
18.7 Fazer a primeira renderização
18.8 Exercícios
Capítulo 19 - Materiais - Parte 2
19.1 Visão geral
19.2 Shaders
19.3 Criar um material com definição de cor, transparência e brilho
19.4 Criar um material com mapa de textura
19.5 Definir relevo
19.6 Mapeamento
19.7 Criar um material com reflexão
Capítulo 20 - Materiais - Parte 3
20.1 Visão geral
20.2 Multi/Sub-Object
20.3 Exercício
20.4 Matte/Shadow
20.5 Usar gradiente
20.5.1 Material com mapa gradiente
20.6 Exercício
Capítulo 21 - Luzes
21.1 Visão geral
21.2 Tipos de luzes
21.3 Inserir uma luz Omni
21.4 Ajustar luzes
21.5 Inserir luz Spot e Direct
21.6 Lista de luzes - Light Lister
21.7 Luz do céu - Skylight
21.8 Luz do sol - Sunlight
Capítulo 22 - Imagens de Fundo
22.1 Visão geral
22.2 Definir cor de fundo para ser renderizada
22.3 Definir uma imagem de fundo
22.4 Definir um fundo em gradiente para renderizar
22.5 Exibir a imagem no fundo da viewport
Capítulo 23 - Renderizar
23.1 Visão geral
23.2 O quadro de render
23.3 Salvar a imagem renderizada
23.4 Cálculo para tamanho de imagem
23.5 Render para arquivo externo
Capítulo 24 - Animação
24.1 Visão geral
24.2 Controles de animação
24.3 Controle de tempo
24.4 Animar objetos
24.5 Animar objetos por parâmetros
24.6 Criar link entre objetos
24.7 Animar por caminho
24.8 Alterar a trajetória de animação de um objeto
24.9 Controle das chaves na linha de tempo
24.10 Exercícios
Capítulo 25 - Renderizar a Animação
25.1 Visão geral
25.2 Renderização
Capítulo 26 - Importação e Exportação
26.1 Visão geral
26.2 Importar
26.3 Exportar
26.4 Mesclar informações (Merge)
Referências Bibliográficas
Índice Remissivo