Estudo da influência das condições de envelhecimento na durabilidade de formulações de PVC

para aplicações exteriores no domínio da construção

de Luís Pimentel Real

editor: LNEC, abril de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
A presente tese é dedicada ao tema do envelhecimento do PVC utilizado em aplicações exteriores.
Após uma breve introdução apresentam-se os objectivos, o interesse do estudo e o plano da tese.
Em seguida faz-se uma síntese do estado da técnica (parte A), na qual se descrevem os fundamentos da fotodegradação dos materiais poliméricos, os mecanismos de degradação e de estabilização do PVC, bem como alguns aspectos relativos ao envelhecimento de polímeros.

Na secção seguinte (parte B), apresentam-se as técnicas de envelhecimento e de caracterização usadas no presente trabalho, bem como a composição e os métodos de preparação das amostras, cujas características iniciais são também sucintamente referidas. Seguidamente, apresentam-se os resultados experimentais (Parte C). Devido à grande quantidade de resultados obtidos no decurso do trabalho, estes apresentam-se subdivididos de acordo com o método de envelhecimento e o tipo de material: envelhecimento térmico de filmes de PVC, fotoxidação de filmes ou de placas de PVC em condições de envelhecimento artificial e envelhecimento natural de filmes e de placas de PVC. A secção relativa ao envelhecimento artificial está organizada de acordo com o tipo de sistema e de condições de fotoxidação utilizadas. A secção relativa ao envelhecimento natural está organizada de acordo com o tipo de técnica de caracterização utilizada.

Na parte D faz-se a análise dos resultados experimentais obtidos, procedendo-se também à comparação entre os vários sistemas de fotoxidação, desenvolvem-se correlações e calculam-se os factores de aceleração respectivos. Obtém-se também a energia de activação dos fenómenos globais do envelhecimento e desenvolvem-se funções de longevidade para cada formulação.

Na parte E faz-se uma súmula dos resultados, referindo-se a influência de vários aspectos associados ao processo de degradação do PVC, tais como as variáveis climáticas, as diferentes condições de envelhecimento, a formulação do PVC, a espessura e o respectivo método de transformação. A adequação das técnicas instrumentais de análise usadas no decurso do trabalho para seguir a evolução das propriedades do PVC durante o envelhecimento é também discutida.

Em seguida apresentam-se as conclusões do trabalho, as perspectivas futuras e a bibliografia utilizada no decurso da tese. Finalmente, apresentam-se diversos anexos contendo figuras, resultados experimentais e métodos estatísticos de tratamento dos resultados, os quais contêm informação importante que não foi incluída no corpo principal da tese.

Estudo da influência das condições de envelhecimento na durabilidade de formulações de PVC

para aplicações exteriores no domínio da construção

de Luís Pimentel Real

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724920276
Editor: LNEC
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Páginas: 700
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Engenharia > Engenharia Civil
EAN: 9789724920276
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável