Estado-da-arte sobre medidas de engenharia de segurança rodoviária em ambiente urbano e sobre modelos de estimativa da frequência de acidentes
Resultados do projecto IRUMS (INCVC 7)
de Luís Picado Santos, Carmen Carvalheira, João Lourenço Cardoso e Sandra Vieira Gomes
Sobre
o LivroO presente documento constitui o primeiro relatório referente à actividade
desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e pela Faculdade
de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCT/UC) no âmbito do
projecto IRUMS - Infra-estruturas Rodoviárias Urbanas Mais Seguras.
Neste relatório apresenta-se o estado da prática corrente em medidas de engenharia
de segurança rodoviária em ambientes urbanos e o estado da arte em modelos de
estimativa da frequência de acidentes, elencando-se também variáveis potencialmente
úteis para a estimação de volumes de tráfego de utentes rodoviários vulneráveis com
especial incidência nos peões.
DESCRITORES
Segurança rodoviária / Área urbana / Acidente rodoviário / Modelo estatístico / Previsão estatística