Era Uma Vez... Fernando Pessoa Livro
de Jorge Chichorro Rodrigues
Sobre
o LivroA coleção «Contado às Crianças Adultas» nasceu numa tarde em que o autor foi visitado por Fernando Pessoa e, sentado diante do computador, fez, em poucas horas, uma síntese poética da vida e da obra do grande poeta. Começava aí uma grande aventura... Fernan...do Pessoa, a quem era cara a expressão «criança adulta» (alguém que não perde a inocência, apesar da maturidade, sabendo por isso ver novidade em tudo, como acontecia com o mestre Caeiro), perguntou depois: «Porque não abres também a porta a outros autores de língua portuguesa, que pertencem à nossa Pátria comum?»
Pessoa foi, pois, o padrinho desta coleção.
E vieram de enxurrada Camões, Fernão Mendes Pinto, o Pe. António Vieira, Bocage, Antero de Quental, Eça de Queirós, Machado de Assis, Florbela Espanca, José de Alencar, Sophia de Mello Breyner Andresen, Carlos Drummond de Andrade, José Craveirinha, Eugénio Tavares, e tantos outros, unindo Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa... Cecília Meireles, a abrir esta coleção, é ela própria uma criança adulta, carioca que nunca perdeu a alma de criança, e que quis ser uma viajante pelo mundo, vendo em tudo novidade... Fascinou-a Portugal, terra de antepassados, e por pouco não se cruzou com Pessoa (com quem tinha encontro marcado, admirando-se mutuamente) na Brasileira do Chiado...
Tendo um carácter pedagógico e servindo para sensibilizar as escolas para a riqueza do nosso património literário de língua portuguesa, a coleção interessa também ao grande público. Importa, num mundo cada vez mais global, afirmar a nossa identidade, a nossa especificidade, e para isso nada melhor do que divulgar, em prosa poética, alguns dos nomes que mais ajudaram a engrandecer o nosso idioma, que era e é a Pátria de Pessoa.
Neste livro sobre Fernando Pessoa, escrito em prosa poética e em tom narrativo, o leitor fica a conhecer o essencial da vida e da obra do grande poeta. O livro foi adaptado para teatro e foi levado à cena pelo Teatro Passagem de Nível (Alfornelos - Amadora), tendo sido premiada a peça com o Prémio CONTE Rui de Carvalho 2016.