Era Proibido

de António Costa Santos
editor: Editora Guerra & Paz, junho de 2019
13,00€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
Já imaginou viver num país onde tem de possuir uma licença do Estado para usar um isqueiro?
Como será a vida num país onde uma mulher, para viajar, precisa de autorização escrita do marido e as enfermeiras estão proibidas de casar?
Haverá um país onde meçam o comprimento das saias das raparigas à entrada da escola, para que os joelhos não apareçam?
Imagina-se a viver numa terra onde não pode ler o que lhe apetece, ouvir a música que quer?

Já nos esquecemos, mas ainda há poucos anos tudo isto era proibido em Portugal.

Tudo isto e muito mais, como dar um beijo em público.

Era Proibido

de António Costa Santos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897024849
Editor: Editora Guerra & Paz
Data de Lançamento: junho de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 233 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 216
Tipo de produto: Livro
Coleção: Livros CMTV
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789897024849

Um guia para conhecer as proibições da época da ditadura salazarista

Felipe P. P. Protta

A obra ´´Era Proibido´´, de António Costa Santos apresenta, de forma muito clara e quase didática, todas as proibições impostas aos portugueses durante a longa e dura ditadura Salazarista. Para quem não viveu essa época de horror no que tange os direitos e as liberdades do ser humano, os direitos tolhidos soam como curiosidades - algumas quase cômicas, não fosse tão trágicas, na realidade... - para quem deseja conhecer mais profundamente este período da história de Portugal, dos portugueses, e um pouco dos assombros aos quais a humanidade já foi submetida, por governantes tiranos em pleno século XX. Num caráter quase anedótico, a obra informa aos jovens, ilustrando em detalhes um período da história de Portugal. Quem sabe, com isso, possa ser dado maior valor á democracia, e afastar qualquer possibilidade de repetição de regimes políticos como este.

Excelente

Liliana Carvalho blogger

Este é daqueles livros que adoro, são um "boost" na nossa cultura geral e história nacional, um excelente tópico para conversas, e ainda mais sendo uma editora e autor nacional, mais do que nunca são eles que precisam da nossa ajuda, e eu pessoalmente vou ajudar, e fazer de tudo para sair desta situação em que nos encontramos melhor do que antes, e dou muito mais valor às pequenas coisas do dia-a-dia que tomo como garantidas, mas foram conquistas das lutas dos nossos para que pudéssemos viver num mundo melhor, e agora é a nossa vez de fazer o mesmo! Lembrem-se: "Máxima liberdade, máxima responsabilidade"!

Naquele tempo…

Joaquim Fernando Silva

Um livro divertido de memorabilia do nosso passado salazarento. Estão lá as proibições absurdas que escrutinavam a vida quotidiana. Chega a ser caricatura do picuinhas que era o ditador. Li, adorei e arrumei-o na estante dos meus livros de História de Portugal.

Muito interessante

Joana

Pequenos e simples textos transportam-nos para uma época em que muitas coisas eram proibidas. Curioso e interessante. Uma leitura fácil

Mas Já Não É Proibido!

Carlos Jardim

Recomenda-se a leitura, principalmente àqueles que nasceram depois de um "certo" tempo! Certamente os ajudará a valorizar os "tempos" que hoje estão a viver...

SOBRE O AUTOR

António Costa Santos

Nasceu já em meados do século passado em Lisboa, na rua da antiga sede do Sporting. É, porém, do Benfica e frequenta a piscina do Belenenses. Pai de quatro lisboetas, tem também três sobrinhos naturais do Porto, facto a que é obviamente alheio, de quem gosta como se fossem alfacinhas, porque, segundo afirma, «as crianças não têm culpa». É jornalista há mais de 40 anos e passou por várias redações da capital, tendo tido apenas um contacto, fugaz e para esquecer, com uma delegação lisboeta de um jornal do Porto. Escreve desde os cinco anos, ultimamente guiões para TV e cinema e livros como este.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU