Entrevistas de Nuremberga

Revelações dos Nazis a Um Psiquiatra Americano

de Leon Goldensohn

editor: Tinta da China, novembro de 2006
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Nos 60 anos dos Julgamentos de Nuremberga, as entrevistas inéditas aos criminosos nazis.

Nas celas da prisão de Nuremberga, as mais altas patentes da hierarquia nazi conversam com o psiquiatra americano responsável pelo acompanhamento do seu estado de saúde mental. Figuras como Hans Frank, Hermann Goering, Ernst Kaltenbrunner e Joachim von Ribbentrop revelam as suas personalidades e convicções ou, muitas vezes, aquelas que acreditam poder beneficiar a defesa. Com habilidade e persistência, Goldensohn abre caminho para que sejam eles próprios a desvendar toda a crueldade ¿ mas não insanidade ¿ e ausência de remorso relativamente à sua participação nos horrores do Holocausto.

Entrevistas de Nuremberga reúne os testemunhos meticulosamente registados por Leon Goldensohn em 1946, agora seleccionados, organizados e anotados por Robert Grellately.

Um documento único, graças ao qual podemos compreender as motivações, a lógica argumentativa e a moralidade retorcida que estruturavam a personalidade dos arquitectos de uma das mais terríveis atrocidades da História.

... penso que não é nada desportivo matar crianças. É isso que mais me incomoda no extermínio dos judeus.
Hermann Goering, 28 de Maio de 1946

... não entendo o que quer dizer com ficar perturbado com estas coisas porque eu, pessoalmente, não assassinei ninguém. Eu era apenas o director do programa de extermínio em Auschwitz.
Rudolf Hoess, 11 de Abril de 1946

Entrevistas de Nuremberga

Revelações dos Nazis a Um Psiquiatra Americano

de Leon Goldensohn

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728955151
Editor: Tinta da China
Data de Lançamento: novembro de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 235 x 33 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 584
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História da Europa
EAN: 9789728955151
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Leon Goldensohn

Leon Goldensohn (n. 1911) exercia as profissões de médico de clínica geral e de psiquiatra na altura em que o seu país natal, os Estados Unidos da América, entrou na Segunda Guerra Mundial.
Em 1943, alistou-se no exército americano e depressa foi destacado para França e para a Alemanha, onde serviu em batalhas do teatro de guerra europeu.
Pouco depois do fim da guerra, passou a ser o psiquiatra da prisão de Nuremberga, onde tiveram lugar os primeiros julgamentos dos principais criminosos de guerra nazis.
Morreu em 1961.

(ver mais)