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Edito de Milão : Apostilas para uma Tradução

de Aires A. Nascimento

editor: UCP Editora, janeiro de 2014
O "Edito de Milão" (como é conhecido e a ele vimos, ao cumprirem -se 1700 anos da sua promulgação), por muito que seja apontado como inaugurando um novo tempo, não escapa às derivas da história que vamos construindo e exige consciência renovada para nos debruçarmos sobre os testemunhos que dele nos chegaram: aceitemo-lo sob a designação convencional e admitamos que, remando contra o tempo, é possível atender -lhe com alguma isenção, desprendendo -nos da laicidade imperante, ao menos para cavar na espessura formada por acumulação de camadas na memória que nos cabe manter.

Edito de Milão : Apostilas para uma Tradução

de Aires A. Nascimento

Propriedade Descrição
ISBN: 9789725404003
Editor: UCP Editora
Data de Lançamento: janeiro de 2014
Idioma: Português
Dimensões: 109 x 179 x 4 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 32
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Religião e Moral > Estudos Teológicos
EAN: 9789725404003
Aires A. Nascimento

Aires A. Nascimento, n. 1939 (Palhais, Trancoso), tem longo percurso académico: Prof. Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ocupou-se de temas diversos de Filologia (textos e manuscritos) e de História (sentido do tempo), como consta nos ensaios recolhidos em Ler contra o Tempo; atenção particular lhe mereceu a Hagiografia medieval, com as problemáticas da Legenda e do Milagre e as reflexões sobre Imagem e Texto, através de considerações em torno de Iconografia e Iluminura.
Nesse plano se integra a monografia que dedica à Rainha Santa Isabel, "maior santa, porque rainha, tanto maior rainha, porque santa" (no trocadilho do P.e António Vieira); merecem-lhe atenção aspetos menos comentados por outros, como é atender a duas Cantigas que o rei D. Dinis terá dedicado à Rainha e como é trazer à colação a sua correspondência epistolar, reveladora de uma personalidade conciliadora em situações de conflitos familiares; presta também atenção ao elogio histórico desenvolvido em ritual académico e atende à iconografia da Rainha Santa: para ilustração desse tema traz à consideração um quadro esquecido na Academia das Ciências de Lisboa, mas atribuído, por tradição, à princesa D. Maria Francisca Benedita, irmã da rainha D. Maria I; aduz-se aqui que esse quadro deve ter pertencido à antiga Galeria de Fr. José Mayne.

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