Wook.pt - Economia e Complexidade

Economia e Complexidade

de Francisco Correia Guedes 

42,30€
20%
Portes
Grátis
20% de desconto em CARTÃO
Envio até 4 dias
portes grátis
Sinopse

O Deserto é um exemplo perfeito e em grande escala de um «Sistema Complexo Adaptivo», logo do processo auto organizativo de «padrões emergentes». Os dois padrões emergentes mais imediatamente visíveis no deserto são as ondulações superficiais do tipo «listras de tigre» (ripples) e as dunas. Umas e outras são perfeitamente «modelizáveis». Se sobre uma superfície plana de areia for disparado um fluxo de areia segundo certo ângulo de incidência e velocidade, cada grão disparado desloca um certo número de outros e ao fim de algum tempo e de variações do ângulo e da velocidade, as «listras de tigre» começam a emergir da superfície plana. Estes modelos são verdadeiramente «autómatos celulares» já que cada grão se movimenta segundo regras bem definidas relativas ao que se passa com as partículas vizinhas. Está pois presente a característica central dos Sistemas Complexos: um número ilimitado de elementos em interacção dinâmica dominantemente «não linear». As dunas cujas formas exibem diversidade, das transversais às longitudinais, desde as que tomam a forma de «crescente» às que desenham uma estrela - resultam de um processo auto organizativo diferente do anterior designado por «salteamento» («saltation») ligado aos ventos, sua intensidade e variabilidade. A duna evoca-nos também a «pilha de areia» que todos já construímos nas brincadeiras de praia deixando tombar sobre a superfície um fluxo contínuo de grãos de areia. A «pilha de areia» permite-nos compreender e ver em acção o fenómeno da «criticalidade auto organizativa», a um tempo específico da Complexidade e de uma riquíssima geração de novos modelos económicos.

RECENSÃO
Economia e Complexidade de Francisco Corrêa Guedes, fruto de uma recente tese de doutoramento, está indicado para estudantes de economia, ajudando à reflexão os mais apetrechados na ciência económica.
O livro descreve o que alguns autores poderiam denominar de complexologia, sendo uma das primeiras obras do género «fabricadas» no Velho Continente. A aposta da editora ultrapassa fronteiras, sendo objectivo também colocar a obra no concorrencial mercado brasileiro. O autor percorre a epistemologia analisando os modelos bem como as respectivas inter-relações. Com sentido crítico, mas numa linguagem atraente, recheado de exemplos e «histórias da história de diversas ciências», o autor analisa a metamorfose da ciência. Identificam-se ideias económicas cujo desgaste ou absolescência mais se evidencia. Pelo seu conteúdo científico, não admira se este livro passar a constar das obras de referência curricular para os estudantes de economia. É, por exemplo, de inegável interesse como o autor avalia o que disseram os pensadores da economia no seu tempo a partir do que sabemos hoje.
Francisco Corrêa Guedes, professor universitário, ocupou vários cargos públicos entre 1974 e 1980, sendo co-autor de livros universitários como Economia Internacional em parceria com Bernard Guillochon.
in Diário de Notícias, 14 de Fevereiro de 2000

Uma Ciência «transversal»

Os «Sistemas Complexos» residem, literalmente, em todas as disciplinas do Conhecimento. Do «A» de Antropologia ao «Z» de Zoologia não existe uma só disciplina que não possa ou não deva ser abordada pela Complexidade.
No presente livro estaciona-se no «E» de Economia e procuram compreender-se as consequências da fertilização cruzada das ideias económicas com as da Complexidade.

Quantas e quais podem ser, afinal, as semelhanças, afinidades ou propriedades comuns entre bandos de aves migratórias, formigueiros, o tráfego rodoviário, o desenvolvimento urbano, o sistema imunológico que nos defende das doenças, as cronologias de cotações bolsistas, a produção e distribuição de bens e serviços, o cérebro humano, a Internet ? Ordenando as semelhanças das mais para as menos evidentes: um número potencialmente infinito de elementos - e subconjuntos deles - em interacção dinâmica inserindo-se numa «rede»; na «rede» a acção motriz da «auto-organização», através de conjuntos de hierarquias modulares, faz emergir padrões, resultado agregado totalmente invisível e insuspeitável, a partir dos comportamentos singulares dos elementos e agentes básicos. A água, por exemplo, é um fenómeno de «auto-organização»; por outro lado, é bem um exemplo-limite de «emergência». Os agentes nos sistemas empregam «modelos internos» para dirigir o seu comportamento. A designação hoje mais corrente para estes sistemas é a de «Redes Adaptativas Complexas» (John Holland).
É importante validar a plena aplicação da «Evolução por Selecção Natural» às ciências humanas, sociais e políticas, o que só se tornou claro de há menos de 20 anos para cá, depois do biólogo Richard Dawkins Ter revelado o conceito de "meme" em The Selfish Gene. Antes disso faltava nos fenómenos estudados por essas ciências um ingrediente essencial: a replicação através da qual a prole adquiria os acréscimos de aptidão que a fariam sobreviver e prosperar entre espécies concorentes. Quando a propósito desse fenómenos se falava de «evolução» tratava-se de uma evolução «lamarckiana» - transmissão de caracteres adquiridos. Mas o «meme» estava dotado duma capacidade replicadora émula da do gene, rigorosamente homóloga.

Os «memes» e as imitações
Os novos replicadores são ideias, os «memes». Não as ideias simples, mas o tipo de ideias compostas que se configuram como unidades memorizáveis diferenciadas como, por exemplo, as de vestuário, calendário, cálculo, xadrez, impressionismo. Os exemplos de «memes» podem agrupar-se em classes como as canções e as modas do vestuário. E assim como os genes se propagam no reservatório genético, transitando de corpo para corpo, também os «memes» se propagam transitando de cérebro para cérebro por um processo que num sentido largo se pode chamar de imitação. Alguém descobre uma boa ideia e conta-a a alguém que gosta dela e a adopta. A partir daí a ideia propaga-se por um processo rigorosamente semelhante ao da difusão de uma epidemia.
in Revista Unibanco, Maio de 2000

Economia e Complexidade
ISBN: 9789724012940Edição ou reimpressão: Editor: Edições AlmedinaIdioma: PortuguêsDimensões: 160 x 230 x 40 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 786Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Economia
X
Coloque aqui o seu comentário

Economia e Complexidade

a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
wook deve saber

Promoção válida para o dia 21-01-2017

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.

X
recomendar

Economia e Complexidade de Francisco Correia Guedes 

Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.

Caso este produto fique disponível, será alertado por email

X
wook deve saber

Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.

Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:

X
wook deve saber

Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:

Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.

X
wook deve saber

O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.

X
wook deve saber

O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades

X
subscrever newsletters
subscrever newsletters

Estimado(a) subscritor(a), de seguida irá receber, no endereço de email , uma mensagem com mais informações sobre esta subscrição.
Obrigado.

X
não encontrou wook procura?

Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos

lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes, ou devolução do valor em cartão, para Portugal continental em CTT Expresso Clássico ou Rede Pickup. 30% de desconto, ou devolução em cartão, nos envios para as ilhas dos Açores e Madeira, em CTT Expresso Clássico. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.

X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.

X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉLANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade só serão enviados na data indicada. Normalmente são entregues no data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

X
a sua lista de desejos encontra-se vazia

Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!

Seja informado sobre promoções destes produtos

X
Ocorreu um erro

Por favor tente novamente mais tarde.

X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados

Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.

X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.