10% de desconto

Doce Tóquio

de Durian Sukegawa
Livro eBook
editor: Edições Asa, março de 2022
15,90€
10% DE DESCONTO CARTÃO
Apenas as cerejeiras denunciam a passagem do tempo. Primeiro com os seus pequenos botões, depois com as delicadas pétalas que voam ao vento… Numa pequena pastelaria perdida nas ruas de Tóquio, os dias sucedem-se sempre iguais. É aí que Sentarô confeciona dorayaki, um doce tradicional japonês ao qual não dedica grande atenção. Sentarô parece, aliás, ter desistido da vida. Abandonou o sonho de ser escritor, bebe demasiado e não tem amigos.

Mas tudo está prestes a mudar.

No seu caminho surgem Tokue, uma senhora idosa que se entrega à preparação de dorayaki de alma e coração; e Wakana, uma menina solitária que se debate com os seus próprios fantasmas. Aos poucos, os improváveis companheiros descobrem que têm muito a oferecer uns aos outros. Mas Tokue esconde um passado turbulento que, inevitavelmente, vem ao de cima… com consequências devastadoras.

Doce Tóquio é uma história comovente sobre a fragilidade humana, o poder redentor da amizade e a beleza das coisas simples. Numa prosa límpida e bela, Durian Sukegawa fala sobre o nosso propósito na vida, exortando-nos a parar, a escutar e a observar, sempre. Um livro que encanta leitores de todas as idades, intemporal e pleno de sabedoria

«Simplesmente delicioso.»
The Guardian

«Uma soberba declaração de amor aos nossos cinco sentidos.»
Elle

Japão Wook 640.jpg

Qual o destino de férias preferido dos clientes da Wook? Nós dizemos-lhe

Os livros são muitas vezes o início de grandes viagens. Na Wook, as vendas dos guias de viagem são um indicador das preferências dos nossos clientes e, permitam-nos a soberba, dos portugueses em geral. *
Em 2024, Itália liderou a lista dos sonhos de verão — e não é difícil perceber porquê. Da cidade eterna aos canais de Veneza, das águas de Capri aos sabores da Toscana, ecoam as palavras de Italo Calvino: «A cidade não conta o seu passado, contém-no como as linhas de uma mão.» (1)
Este ano, porém, a preferência dos portugueses parece que mudou, não apenas de país, mas também de continente. Os guias mais vendidos em 2025, até ao momento, apontam para o Japão como o novo destino favorito dos viajantes portugueses. O fascínio pelo Oriente, com a sua estética minimalista e espiritualidade serena, tem inspirado muitos a embarcarem para Tóquio, Quioto, Osaka, entre outros locais que nos fazem sonhar. A Haruki Murakami, talvez o mais lido dos autores nipónicos em Portugal, é atribuída a seguinte frase: «Se não consegues entender sem uma explicação, então não vais entender com uma». Talvez seja por isso que há tantos a quererem visitar e experienciar o Japão — há coisas que só se compreendem estando lá.
Entre sushi e sakura, os portugueses parecem ansiar por uma viagem mais introspetiva, em contraste com o hedonismo mediterrânico do verão anterior. Ainda assim, para além do Japão e da Itália, países como Espanha, França ou a Dinamarca continuam populares, alimentando tanto o paladar como a alma, tal como recomendaria Albert Camus: «No meio do inverno, aprendi enfim que havia em mim um verão invencível».(2)
Os destinos mudam, mas o impulso é o mesmo: o desejo de viver histórias dignas de livro. E enquanto houver páginas a virar, haverá sempre novos mapas para desenhar, mundos para descobrir e personagens para encarnar. Afinal, como escreveu Fernando Pessoa, «Viajar é o melhor modo de fugir de si próprio». (3)

Quer saber mais sobre o Japão? Comece com estes livros! A Cidade e as Suas Muralhas Incertas, de Haruki Murakami A Cidade e as Suas Muralhas Incertas é o livro mais recente de Haruki Murakami – o romancista japonês vivo de maior sucesso – e transporta-nos para um estranho mundo surreal. A narrativa desenrola-se em torno dois jovens apaixonados. Nos seus breves encontros, a jovem revela ao rapaz a existência de uma misteriosa cidade rodeada de uma alta muralha, situada num outro mundo. Quando chega o outono e a rapariga desaparece misteriosamente, o rapaz parte em busca da cidade na esperança de reencontrar a amada. Quando a encontra, vê-se perante um universo paralelo, em que realidade, sonhos e sombras desafiam a lógica. COMPRO NA WOOK! » Doce Tóquio, de Durian Sukegawa Doce Tóquio retrata de forma subtil e comovedora a redenção numa sociedade que não perdoa. Sentaro, um homem sem grandes esperanças, trabalha numa loja de dorayaki (panquecas recheadas com pasta de feijão) para pagar dívidas. Certa primavera, a chegada de Tokue, uma idosa com um passado marcado pela lepra, transforma a sua vida ao ensiná-lo a fazer uma pasta de feijão doce tão boa que parece mágica. Com uma escrita delicada, Durian Sukegawa destaca a importância da paciência, da amizade e da busca pela perfeição, celebrando a beleza das coisas simples. Não deixe de ver Uma Pastelaria em Tóquio, a belíssima adaptação deste romance ao cinema. COMPRO NA WOOK! » O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar, de Yukio Mishima Este soberbo romance desenrola-se à volta de Noboru, um adolescente que questiona o mundo e a realidade – com um grupo de amigos que rejeita os valores do mundo dos adultos –, e Ryuji, um marinheiro que simboliza a libertação e as aventuras. O rapaz fascina-se com as histórias, a coragem e a calma daquele homem. Mas quando o marinheiro desilude os ideais do grupo de Noboru, estes montam um plano de vingança. As partes pungentes do romance sobre uma geração traumatizada pelas consequências da guerra e a procura de beleza e da honra perdida do Japão, são pontos-chave nesta obra literária. COMPRO NA WOOK! » Antes da Despedida, de Toshikazu Kawaguchi Antes da Despedida é o quarto livro da série bestseller mundial Antes que o Café Arrefeça. Funiculi Funicula é um centenário café em Tóquio onde, diante de uma chávena de café bem quente, os clientes podem viajar até ao passado e estar com quem amam ou perdoar pessoas que deixaram para trás, mas não sem riscos. Neste volume, o café recebe quatro novos visitantes: um marido que deixou algo muito importante por dizer; uma mulher que não consegue despedir-se do seu cão: uma rapariga que não aceita o pedido de casamento; e uma filha que fez o seu pai afastar-se. Toshikazu Kawaguchi escreveu esta obra originalmente como peça de teatro, e o primeiro livro já foi adaptado ao cinema. COMPRO NA WOOK! » (1) As Cidades Invisíveis, Italo Calvino
(2) O Verão, Albert Camus
(3) Livro do Desassossego, Fernando Pessoa

* Este artigo foi originalmente publicado na revista wookacontece de Maio de 2025.

Doce Tóquio

de Durian Sukegawa

Propriedade Descrição
ISBN: 9789892353562
Editor: Edições Asa
Data de Lançamento: março de 2022
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 241 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 192
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789892353562

Improvável amizade

José C.

Uma improvável amizade entre um três pessoas onde temas como a inclusão e pre-conceitos são abordados e que serve como lembrete que independentemente das nossas origens ou do nosso passado todos temos um contributo para dar.

Recomendo

Marina

Tal como o nome do livro, esta é uma leitura doce sobre novas oportunidades.

Recomendo pelo ponto de vista histórico e humano

CM

Um livro de um autor Japonês, à boa maneira dos autores Japoneses, cheio de mensagens nas entrelinhas, metáforas e reflexões. "Qual é o sentido da vida?" É um livro leve, sobre um tema que, pelo menos para mim, era desconhecido e que foca o drama da doença de Hansen, que quem a contraiu, foi tratado em sanatórios e por lá ficou, mesmo após a cura, isolados da sociedade durante tantos anos, que quando foi abolida essa Lei, muitos já não tinham família. De maneira geral gosto da escrita dos autores Japoneses, e este cativou-me, não tanto pelas reflexões características nestes autores, mas pelo tema abordado. Recomendo pelo ponto de vista histórico e humano.

Boa surpresa

Filipa R.

Livro com história ternurenta e de fácil leitura, foi uma boa surpresa!

A Santos

A santos

Dos livros mais doces que já li, uma historia e perspetiva de vida impressionante . Leitura muito simples e atrativa . Adorei

O que podemos pedir mais de um livro?

Helena F.

De leitura fácil e rápida esta é, também, uma história que nos enche o coração e nos faz tentar sentir cheiros e sabores. E quando isto acontece, o que podemos pedir mais de um livro?

livro adorável

Beatriz Rito

O livro Doce Tóquio foi uma adorável surpresa. Leve, bem escrito e com uma história linda capaz de inspirar qualquer um. Lê-se num ápice. Recomendo!

Um livro delicado, tal como a cultura Japonesa

Sofia_C

Esta história é linda e transparece bem os valores da cultura Japonesa. É um livro reconfortante que já li várias vezes. É impossível não ganhar afeto pelos personagens! Foi dos primeiros livros de autores japoneses que li, e desde então que tento sempre descobrir mais. São narrativas que envolvem todos os nossos sentidos. Recomendo vivamente!

Quando dizem que ler é viver outras vidas, não estavam a mentir!

Luisinha

Este livro é mesmo muito bom! Para mim o mais surpreendente é que por muito que leiam a contracapa ou a capa ou as bordas do livro, não encontram qualquer espécie de “spoiler”. Por isso, mantenham a mente aberta a ler o livro pois certamente serão surpreendidos tal como eu fui. O que me chamou para ler este livro foi a capa que achei que era muito gira, mas quando li o livro aí sim é que ele se revelou. Este livro é muito profundo e atual, e pôs-me a pensar e a falar sobre ele que é o melhor elogio que podem fazer a um livro!

Verdadeiramente Doce

AllByMyShelves

Doce Tóquio é um livro que se lê de um folego. Simples mas com uma mensagem mais complexa do que à partida poderá parecer. Um livro sobre segundas oportunidades (e aqui, gostaria de ter visto este tema ainda melhor desenvolvido). Sobre o desafio que é a vida. Sobre ser-se capaz de lhe dar um sentido. Um livro que vai de encontro a outros que li de escritores japoneses. Sem necessidade de tortuosos enredos e de um sem número de floreados (apenas de flor de cerejeira ¿) para passar uma mensagem positiva e de esperança. E estes ingredientes tornam Doce Tóquio um livro que vale a pena ser lido, sobretudo quando precisamos de algo um nadinha mais leve. Em conclusão, um livro doce, tal como indica o título (nota muito positiva para a tradução não literal do título original. Creio que no caso, ficou muito apropriado e até mais apelativo)¿

SOBRE O AUTOR

Durian Sukegawa

Durian Sukegawa estudou filosofia oriental na Universidade de Waseda, tendo trabalhado como repórter em Berlim e no Camboja na década de 1990. É autor de inúmeros livros e ensaios, programas de TV e filmes. Mora atualmente em Tóquio.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU