Do Japão para o Alentejo Livro
A jornada espiritual dos 4 samurais japoneses na "Callipole" de quinhentos
de Tiago Salgueiro
Sobre
o LivroO Paço dos Duques de Bragança, em Vila Viçosa, foi um dos lugares visitados por quatro jovens vindos do Japão no século XVI. Se só por si esta notícia teria tido impacto pelo momento em que ocorreu e por constituir um encontro multicultural no contexto nacional, assume uma outra dimensão, tendo em conta as motivações que estiveram na origem deste facto.
Convertidos ao Cristianismo, os nobres japoneses faziam parte de uma delegação que se dirigia a Roma, para prestar homenagem ao Papa, e que visitou os mais importantes centros de decisão na Europa deste período, entre os anos de 1582 e 1586.
Nesse sentido, a visita a Vila Viçosa assumiu contornos bastante importantes, na medida em que, segundo algumas possíveis interpretações, não se tratou somente de uma visita de cortesia.
Como a investigação veio a demonstrar, tornaram-se mais claros os objectivos decorrentes da visita à corte de D.Teodósio II por parte dos embaixadores japoneses, mas também em relação aos interesses políticos do Ducado de Bragança, no que concerne a este facto.
Gostei bastante deste relato, é curioso ver o grande choque de culturas que na época foi vivido.
Gostei bastante deste relato, é curioso ver o grande choque de culturas que na época foi vivido.