Do Caos à Ordem dos Professores
Sobre
o Livro«Dada a oposição de uns tantos sindicalistas à criação de uma Ordem dos Professores, será que os milhares de indivíduos inscritos cm ordens profissionais são tão ingénuos a ponto de se não aperceberem dos prejuízos sem conta que essa inscrição acarreta?
Não é admitido qualquer tipo de deserção. O recrutamento é para todos aqueles com inscrição obrigatória em ordens profissionais: abominem os que vos arrastaram para isso; encerrem as portas das vossas associações públicas; queimem os vossos estatutos; rasguem as vossas cédulas profissionais; por fim, responsabilizem a Assembleia da República pela vossa desgraça!
Depois, libertos das grilhetas de uma aviltante "escravatura", sejam solidários com esses sindicalistas, aliem-se a eles, marchem a seu lado, combatam à sombra de uma única bandeira, embriaguem-se com o cheiro acre da pólvora e lutem até à morte contra um perigoso inimigo comum: as ordens profissionais!
O assunto é demasiado sério. Cesse a ironia!
Por quebranto da vontade, mesmo as mais justas c melhores razões atapetam o chão das causas perdidas com o ilusório dourado das folhas outonais, que perderam o viço primaveril c desbotaram o verde da esperança.»